Políticos brasileiros comentam sobre o novo papa, Leão XIV
Eleição de Leão XIV é celebrada por políticos brasileiros; oposição manifesta o desejo por um perfil mais conservador

Nesta quinta-feira (8/5) o Conclave elegeu o novo líder da igreja católica, o norte-americano Robert Prevost foi o escolhido pelos cardeais e adotou o nome de Leão XIV. No Brasil, a igreja católica celebrou a decisão, diversas personalidades brasileiras também se manifestaram em apoio ao novo papa, inclusive políticos como Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, deputados, ministros e o ex-presidente, Jair Bolsonaro.
Erika Hilton (PSOL-SP) usou seu perfil no X, antigo Twitter, para comentar a eleição de Leão XIV e refletir acerca das pautas LGBTQIA+ ao redor do mundo e desejar um que “a Igreja Católica priorize o amor de Cristo e use sua capacidade diplomática em prol da paz, da caridade aos mais pobres e que tenhamos um mundo melhor em vida”.
Veja as fotos
“Com críticas abertas às políticas de ódio de Trump, com cidadania estadunidense e peruana, o cardeal Robert Francis Prevost se tornou hoje o Papa Leão XIV. Me reconforta que, frente à forte pressão internacional por um Papa com visões desumanizantes e opostas ao amor de Cristo, a Igreja Católica e seu Conclave escolheram um Papa visto como moderado, que afirmou que dará continuidade ao trabalho do Papa Francisco”, destaca a deputada.
Já os parlamentares da oposição, manifestam o desejo por um papa mais conservador, o que não é muito aliado as crenças de Leão XIV. O deputado Sanderson (PL-RS), por exemplo, afirmou em nota: “Desejo que seu pontificado fortaleça a defesa da vida desde a concepção, da família e dos valores cristãos que sustentam nossa sociedade. Que Deus o abençoe nessa missão de fé”.
“Boas-Vindas ao Papa Leão XIV. Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização. O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, disse Bolsonaro.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, também celebrou o novo pontífice. “Que Leão XIV possa construir as pontes e vínculos arquitetados pelo Papa Francisco. Que amor e a esperança se unam para derrubar os muros que nos separam. Que o significado da fumaça branca possa, agora, adentrar as chaminés do mundo. Para que todos os sinos possam anunciar, enfim, a escolha pela paz que tanto sonhamos. Que assim seja”, escreve Tebet.
“Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, destaca Hugo Motta.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.