O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano Saiba quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV
O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano Saiba quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV

Paranóias e megalomania: Entenda efeitos psicológicos de um confinamento como o do BBB

Portal LeoDias conversa com psicóloga para entender quadros comuns desencadeados em confinamentos

Whatsapp telegram facebook twitter

Crises de choro, abstinência, ansiedade, o “pior” vindo à tona, episódios de mania e visão deturpada da realidade. Por que ficar em confinamento, como o do BBB, pode ser agravante para a saúde mental? O portal LeoDias conversou com uma psicológica especialista para saber.

Rosângela Casseano, psicóloga, terapeuta cognitiva comportamental e CEO da PsicoPass, afirma que a competição atrelada a vigia constante e convivência com desconhecidos é uma combinação “perigosa.

“Estar “/preso”/ com um monte de gente desconhecida, sem contato com o mundo exterior, sendo constantemente observado pelas câmeras. Agora, adicione a isso a pressão de ter que competir, lidar com intrigas e ser avaliado o tempo todo pelos telespectadores. É uma mistura explosiva!”, explica.

Rosângela cita um tipo de comportamento que foi reconhecido em Vanessa Lopes: “Confinamento prolongado pode causar uma série de problemas emocionais. Um deles é a megalomania. Isso acontece quando a pessoa se sente poderosa e importante demais, achando que é superior aos outros participantes e até mesmo ao público. É como se a fama momentânea subisse à cabeça e a pessoa se tornasse egocêntrica, acreditando ser o centro do universo”, fala a psicóloga.

A especialista também esclarece que um ambiente com constante competitividade onde tem pessoas conspirando contra as outras, formando alianças e armando estratégias é um lugar propício para desencadear paranóias.

“Comportamentos megalomaníacos e paranóicos podem ser desencadeados por diversos fatores, como a exposição constante ao público, o clima de competição e a falta de privacidade. Não é fácil lidar com tudo isso e, muitas vezes, os participantes não estão preparados para o impacto que o confinamento pode ter na saúde mental”, afirma Rosângela.

Ela aponta outros fatores preocupantes como estresse, distúrbios do sono, irritabilidade, alterações constante de humor, que podem causar acidentes graves em provas de resistência devido à falta de atenção.
 

Rosângela reforça que o apoio psicológico é crucial para os participantes: “É fundamental que as pessoas que passam por tudo isso tenham um suporte psicológico adequado, antes, durante quanto após o programa. Afinal, é normal que a cabeça fique meio confusa depois de uma experiência tão intensa”, finaliza ela.

Veja as fotos

Reprodução/ Montagem
Reprodução/ Montagem
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter