Record adverte caso de racismo em A Grande Conquista e Sheherezade dá bronca em participantes
Caso envolve filho de Netinho de Paula e a participante Any
Rachel Sheherazade precisou fazer uma entrada ao vivo, de surpresa, para alertar todos os participantes de A Grande Conquista 2 nesta segunda-feira (20/5) sobre casos de racismo. Tudo aconteceu após uma situação envolvendo os participantes Any e Vinigram, que foi ofendido.
Para quem não acompanhou, em um jogo de mímica na casa, Any apontou o filme “O Planeta dos Macacos” para o cantor Vinigram, o que desagradou o participante.
Veja as fotos
Ele se ofendeu, remoeu o assunto ao longo do dia e pediu até mesmo um atendimento psicológico para a produção. Após análise da direção, a apresentadora Rachel Sheherazade teve de intervir.
O pronunciamento de Rachel
“Vocês viram os diversos títulos de filmes sugeridos na brincadeira, inclusive, vários de vocês riram nesse momento e entenderam tudo como uma brincadeira. Na hora, o Vinigram também pareceu ter levado na brincadeira, mas ele não esqueceu e, na última madrugada, comentou com algumas pessoas sobre esse ocorrido por ter se sentido ofendido.”, iniciou.
“E é por isso que estou aqui, para dar esse alerta: não importa o que foi dito, e sim como foi recebido. Por isso, peço cuidado com as palavras. Às vezes, você pode não ter intenção, mas é importante levar em conta a forma que a pessoa recebeu.”, completou.
Pronunciamento de Vinigram na casa
“Acho que é muito importante, porque isso é uma situação que acontece todos os dias lá fora e existem muitas pessoas que passam por isso. Naquele momento, não levo aquilo como uma brincadeira. Se pareceu, deixo claro que não levei como uma brincadeira [sobre a fala do filme ‘Planeta dos Macacos’]. Me posiciono, olho para a Any e falo: ‘não, moça, não fala isso’. E guardo esse sentimento para mim, até para não expor a Any ou causar qualquer tipo de tumulto.”, disse o cantor, filho de Netinho.
“Porque o racismo faz isso com a gente, faz a gente se sentir culpado. Naquele exato momento, pergunto para mim mesmo se estava parecendo um macaco. E fica muito óbvio na imagem que não pareço um. Eu apareço fazendo o sinal da arma, de quem está se escondendo, que é a brincadeira. Acabo deixando e me sentindo culpado por essa brincadeira ou pela fala”, completou.
“Não me sinto bem com aquilo, mudo e me internalizo. Muitas pessoas vieram me perguntar ao longo dos dias se eu estava bem, o que tinha acontecido e é algo que mexe comigo e vai mexer sempre.”
Vini finaliza dizendo que isso dói nele e o faz pensar no filho: “Tenho um filho, ele ainda não entende, mas um dia ele vai assistir e vai ver o pai dele se posicionando. Tenho um pai que é ativista e me deu bagagem suficiente para lutar contra isso e contra esse sistema que oprime muitas pessoas como eu, como Edlaine. Me calar diante disso seria um erro muito grande.”.
O que disse Any
A participante Any pediu desculpas e disse que mesmo não sendo a intenção dela ofender Vini, deve perdão a ele e todos que assistem.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.