Caso Jéssica Canedo: Delegado pede quebra de sigilo do Choquei e de perfis de fofoca
Felipe Monteiro, responsável pelas investigações pela Polícia Civil de Minas Gerais, fez pedido à Justiça
Atenção: a matéria a seguir traz relatos sensíveis e pode ocasionar gatilhos de depressão e crise de ansiedade. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
O perfil Choquei poderá ser alvo de medidas da Justiça nos próximos dias após depoimento do dono da página, Raphael Sousa, na última quinta-feira (28/12) sobre as investigações da morte da jovem Jéssica Canedo, que tirou a própria vida após ser envolvida em disseminação de fake news. Felipe Monteiro, delegado da polícia civil de Minas Gerais, informou que pedirá a quebra de sigilo da página e de outros perfis de fofoca envolvidos na investigação.
“Para dar prosseguimento à investigação, que avalia o crime doloso de indução ao suicídio, estamos aguardando a aprovação do pedido de quebra de sigilo das contas do veículo nas redes sociais. Também estamos avaliando quem serão as próximas pessoas interrogadas”, disse o delegado em entrevista ao O Globo.
O advogado responsável pela defesa da vítima, Ezequiel Souza, também afirmou que irá buscar culpabilizar criminalmente os perfis envolvidos na disseminação da falsa notícia: “Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade da pessoa humana. Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento jurídico”.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.