Após morte de Miss Espírito Santo, médica alerta para os riscos da trombose
Nabila Furtado, ex-primeira-dama de Cariacica e Miss Espírito Santo, morreu na última terça-feira (22/4), aos 35 anos

Na terça-feira (22/4), Nabila Furtado, ex-primeira-dama de Cariacica e Miss Espírito Santo, faleceu aos 35 anos. A causa foi uma embolia pulmonar, decorrente de uma trombose relacionada a um câncer de mama. Para entender melhor o que aconteceu, o portal LeoDias ouviu uma especialista que explicou as possíveis ligações entre os fatores.
Tatiana Losada, cirurgiã vascular e angiologista, explicou que o câncer, como o de mama, pode aumentar bastante o risco de trombose. Isso porque o tumor libera substâncias que deixam o sangue mais grosso e favorecem a formação de coágulos. Além disso, a inflamação causada pela doença também colabora para esse processo.
Veja as fotos
Leia Também
Segundo Losada, existem protocolos específicos para prevenir a trombose em pacientes com câncer. Eles variam de acordo com o risco de cada pessoa, mas costumam incluir o uso de anticoagulantes, prática de atividade física e boa hidratação, principalmente se o paciente tiver realizado alguma cirurgia que o deixe imobilizado.
Quando o assunto é trombose, mesmo sem o câncer como fator de risco, Tatiana também faz um alerta, especialmente para as mulheres: “Mulheres têm risco aumentado por fatores hormonais”, diz a doutora, que reforça que o uso de medicamentos como anticoncepcionais hormonais também aumentam o risco de trombose venosa.
“Esses fatores são sempre levados em conta no diagnóstico e na avaliação do risco trombótico. Muitas vezes, pacientes com fatores de risco são orientadas a evitar certos métodos contraceptivos ou a fazer profilaxia em viagens longas ou no pós-parto, por exemplo”, Losada evidencia a importância do acompanhamento médico.
Por fim, Tatiana destaca alguns sinais de alerta que uma pessoa deve observar para suspeitar de trombose: “Os sinais mais comuns de trombose venosa profunda (TVP) incluem: inchaço, geralmente em uma perna só, dor na panturrilha ou na perna, de início súbito, calor e vermelhidão local”. A médica finaliza dizendo que é vital procurar ajuda para evitar complicações graves ou fatais.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.