AVC: Entenda o que causou a morte da influenciadora Fernanda Britto
Transferida para o Rio de Janeiro no dia 4 de dezembro, Fernanda apresentava um quadro neurológico extremamente debilitado

Fernanda Britto, influenciadora digital conhecida por seus vídeos de etiqueta, faleceu nesta quarta-feira (18/12), aos 64 anos, após complicações de um AVC (acidente vascular cerebral). O episódio aconteceu em 22 de novembro, e, desde então, a influenciadora estava internada em estado grave.
Transferida para o Rio de Janeiro no dia 4 de dezembro, Fernanda apresentava um quadro neurológico extremamente debilitado. A família informou que a cerimônia de cremação será reservada apenas para parentes e amigos próximos.
Veja as fotos
Entenda o que é um AVC
O acidente vascular cerebral pode ocorrer de duas formas, explica o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares. O AVC isquêmico é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, enquanto o AVC hemorrágico, considerado mais grave, acontece quando um vaso se rompe, provocando sangramento.
“O AVC hemorrágico tem maior risco devido à hipertensão intracraniana e exige intervenção imediata”, afirma Espíndola.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Formigamento ou fraqueza em um lado do corpo;
- Dificuldade para sorrir, levantar os braços ou falar;
- Alterações na visão;
- Náuseas, vômitos e fala embolada.
Para facilitar o diagnóstico precoce, o médico sugere o método SAMU (Sorrir, Abraçar, Mensagem e Urgência). Caso uma pessoa apresente dificuldade para sorrir, levantar os braços ou falar claramente, é essencial buscar atendimento médico urgente, ligando para o 192.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.