Colisão aérea nos EUA: Mortes são confirmadas e áudios revelam momentos antes do acidente Autoridades confirmam que não há sobreviventes da colisão aérea em Washington
Colisão aérea nos EUA: Mortes são confirmadas e áudios revelam momentos antes do acidente Autoridades confirmam que não há sobreviventes da colisão aérea em Washington

Com bolsa de colostomia permanente, como será a vida de Preta Gil? Médico responde

O portal LeoDias consultou um especialista para entender a nova vida de Preta

Whatsapp telegram facebook twitter

Tratando um câncer colorretal, Preta Gil anunciou esta semana que precisará viver de forma permanente com a bolsa de colostomia. Quais serão as mudanças em sua rotina agora que esse dispositivo fará parte de sua vida de forma definitiva? O portal LeoDias consultou um médico especializado para explicar mais sobre o quadro delicado da cantora e o impacto dessa adaptação em sua vida.

O Dr. Jorge Abissamra Filho, chefe da oncologia clínica do Hospital Santa Clara, começa explicando o que é a colostomia.

“A colostomia é uma nova via para evacuação que não o reto, ela não se rompe, pois é construída cirurgicamente uma outra via de evacuação. É um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura no intestino grosso, para que as fezes possam sair para fora do corpo, através de um orifício no abdômen. Ela dura o tempo que for necessário ao paciente, podendo durar meses ou a vida toda. Ou seja, não é uma bolsa, a colostomia é a cirurgia de construção dessa outra forma de evacuação.”

Veja as fotos

Reprodução Instagram
Cantora Preta Gil segue internada após cirurgia para retirada de tumoresReprodução Instagram
Reprodução: Instagram/Preta Gil
Preta Gil se recupera no hospital e publica mensagem "Já, já eu tô de volta"Reprodução: Instagram/Preta Gil
Reprodução Instagram
A cirurgia de Preta Gil foi realizada em 19/12, em São Paulo, e durou mais de 18 horasReprodução Instagram

De acordo com o médico, a bolsa de colostomia, seja definitiva ou provisória, tem o mesmo funcionamento e é feita da mesma maneira. A diferença está na finalidade.

A bolsa se faz necessária de forma definitiva quando todo o reto precisa ser retirado, como em alguns casos de câncer, quando não é possível reconectar o intestino grosso ao ânus.

Já quando apenas uma parte do intestino é removida, a colostomia é provisória, pois, após a cicatrização, é possível reconectar o intestino ao reto.

Dr. Jorge detalha porque Preta precisará usar a bolsa para sempre: “Preta Gil provavelmente passou por uma remoção total do reto, ou seja, foi completamente retirado durante a cirurgia. Nesse caso, não é possível reconectar o intestino ao reto, já que ele não existe mais. Portanto, a paciente precisará viver com a bolsa de colostomia de forma definitiva.”

Ele também explica como a bolsa de colostomia funciona: “A alça intestinal fica com uma borda exteriorizada para um orifício abdominal. Para evitar que as fezes saiam e sujem a barriga do paciente, é acoplada uma pequena bolsa, que tem adesivos que grudam na pele. Quando o intestino funciona e as fezes saem, elas ficam retidas nessa bolsa plástica. O paciente então retira a bolsa para higiene e coloca uma nova, de maneira descartável.” A bolsa só pode ser vista caso a pessoa a mostre, levantando a blusa.

Preta Gil poderá levar uma vida normal?

Segundo o Dr. Jorge, sim. Ela poderá seguir uma vida quase normal, com algumas precauções: “Não há complicação alguma, a colostomia, seja definitiva ou provisória, é exatamente igual. O único cuidado necessário é a higiene local após a evacuação pelo orifício da colostomia. O paciente com colostomia não tem limitações, pode ter uma vida normal, ir à praia, viajar, ir à piscina. Tem uma vida normal.”

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags:
Whatsapp telegram facebook twitter