Despedida Arlindo Cruz: relembre a trajetória de saúde do cantor e compositor
O sambista faleceu na tarde desta sexta-feira (8/8). A informação foi divulgada pela família do artista

Nesta sexta-feira (8/8), o Brasil se despede de Arlindo Cruz, um dos cantores de samba mais conhecidos do país. Ele estava internado no hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio e não resistiu. O artista convivia com sequelas de um acidente vascular cerebral hemorrágico, sofrido em 2017. Relembre a trajetória de saúde do músico!
Arlindo Cruz viu sua vida mudar após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017. Nesta modalidade, o vaso sanguíneo fica dilatado e se rompe, provocando sangramento no cérebro.
Veja as fotos
Nas redes sociais, Babi Cruz, esposa de Arlindo, chegou a detalhar o momento em que viu o cantor passando mal: “Foi em 17 de abril de 2017, por volta das 17h, ele estava exercendo a maior função que o trouxe a esta terra, esta vida, esta existência: Ele estava compondo, ele estava cantando embaixo do chuveiro. Quando, de repente, eu ouvi um silêncio ensurdecedor, e aí foi como num piscar de olhos. Eu pisquei, quando eu abri o olho, o meu mundo desabou”, disse ela.
“Ele estava caído no chuveiro, dizendo para mim: ‘Mãe, eu tô fraco. Mãe, eu tô sem força’. E eu percebi que a situação era grave. Eu não tinha noção que a partir daquele momento a minha vida tomava outro rumo, que a vida dele estava por um fio. Hoje faz oito anos, oito anos se passaram. Aqui, somente num filme de longa-metragem, eu posso contar detalhes do pavor, do pânico, da dor, do desespero que a partir desse momento, desse dia… Nunca mais ouvi a voz dele, nunca mais”, completou Babi, emocionada.
Desde então, o cantor passou a enfrentar as sequelas do AVC. Arlindo chegou a ficar quase um ano e meio internado depois desse episódio. Em casa, precisou seguir com sessões de fonoaudiologia e fisioterapia.
A condição de saúde afastou o artista dos palcos, já que as graves sequelas causaram dificuldades na mobilidade e na fala. Além disso, o cantor passou por diversas internações após o momento delicado.
Em 2024, Arlindo precisou de cuidados hospitalares para tratar infecções do trato respiratório e urinário. Em julho desse mesmo ano, ele foi submetido a quatro extrações dentárias em ambiente hospitalar.
A mais internação mais recente aconteceu em abril deste ano. Arlindo passou 50 dias internado em um hospital do Rio de Janeiro para tratar um quadro de pneumonia. Na época, a equipe médica que cuidava de Arlindo afirmou em uma nota que “devido à sua condição de saúde já delicada, o caso inspira cuidados redobrados”. Dias depois, ele voltou ao hospital com o quadro de saúde agravado.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.