Do excesso de tela à coceira exagerada: veja hábitos que são prejudiciais aos olhos
Especialista orienta cuidados para manter a saúde ocular em dia

Fique atento a saúde dos olhos! Alguns hábitos simples e diários como horas em frente a telas e coçar os olhos de forma intensa podem ser extremamente prejudiciais para a saúde das vistas. Em conversa com o portal LeoDias, a oftalmologista Núbia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, destacou pontos fundamentais para manter a qualidade ocular. Confira!
Segunda a médica, algumas manias e práticas são ruins para os olhos: coçar as vistas, fazer esforços visuais sem óculos, usar colírios sem prescrição médica, não ir ao oftalmologista anualmente, deixar de lado o controle das doenças que afetam os olhos, como: diabetes, hipertensão arterial, doenças reumatológicas, entre outras e a mais consumida na atualidade: usar telas sem fazer pausas.
Veja as fotos
A oftalmologista Núbia Vanessa explicou que esses eventuais costumes podem prejudicar a visão – na maioria das vezes – por causarem ressecamento. Além de propiciar doenças corneanas e também aumentar o risco de doenças oculares silenciosas (retinopatias diabéticas — que causam cegueira).
Na atualidade, o excesso de tela pode ser considerado um dos erros mais agravantes da geração: “O uso de telas é hoje um fator importante no desenvolvimento de queixas de olho vermelho, cansaço, coceira e irritabilidade, tanto em adultos como em crianças”, ressaltou a especialista.
Para os pacientes oftalmológicos que usam lentes de contato ou óculos de grau, alguns pontos exigem atenção redobrada. A médica reforça que a lente de contato não substitui o óculos: “Todo paciente que usa lente tem que ter óculos. Imagina se, na véspera do ENEM – por exemplo, você perde a lente? Além disso, os cuidados com higiene e uso são primordiais. Não é permitido dormir com lentes e vale pontuar que ter consultas com médico para verificar o uso e avaliar os olhos faz diferença.”
Por fim, a doutora Núbia Vanessa orientou cuidados para manter a saúde ocular em dia: “Sempre ir ao médico oftalmologista para uma revisão, evitar coçar os olhos, usar os medicamentos prescritos adequadamente, no tempo que foi prescrito, não recorrer a tratamento caseiro e sempre lembrar de controlar as doenças sistêmicas”, finalizou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.