Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Entenda o que é o “chip contraceptivo”, usado por Virginia como anticoncepcional

Especialistas explicam ao portal LeoDias sobre o chip contraceptivo e como ele funciona

Whatsapp telegram facebook twitter

          A influenciadora Virginia Fonseca desabafou recentemente em seu programa, o “Sabadou com Virginia”, sobre os efeitos colaterais do chip contraceptivo, escolhido por ela como método anticoncepcional. Ao portal LeoDias, especialistas explicam o que é esse tipo de chip, conhecido como Implanon, e como ele funciona no organismo da mulher para evitar a gravidez.

          “O Implanon é um implante subcutâneo em forma de bastão que libera pequenas doses contínuas de etonogestrel, um hormônio sintético. Ele impede a ovulação – liberação do óvulo pelo ovário – e altera o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Claudia Talaga.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Implanon é inserido no antebraço com uso de anestesiaReprodução
          Virginia Fonseca (Foto: Reprodução/Instagram)
          Virginia Fonseca (Foto: Reprodução/Instagram)
          Reprodução/SBT
          VirginiaReprodução/SBT

          A doutora ainda explica que o chip é considerado menos invasivo do que o DIU, pois a sua inserção se dá no antebraço com uma agulha e anestesia local, ao contrário do primeiro que é inserido no útero, um procedimento mais doloroso e mais invasivo.

          Dra. Marcia Fuzaro Terra Cardial, ginecologista da clínica Terra Cardial e Presidente da ABPTGIC (Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia), detalha que o chip é extremamente eficaz: “O Implanon é um método contraceptivo reversível de longa duração, amplamente reconhecido por sua eficácia superior a 99%, destacando-se entre os métodos hormonais disponíveis”.

          Apesar dos benefícios e da alta procura, Dra. Marcia explica alguns dos efeitos colaterais possíveis: “A irregularidade no ciclo é um efeito comum, especialmente nos primeiros meses de uso. Algumas pacientes podem experimentar a ausência de menstruação, enquanto outras podem relatar episódios de sangramento contínuo, como mencionado pela influenciadora Virginia Fonseca. Esses casos, apesar de não serem graves, podem interferir na qualidade de vida e demandam avaliação médica para determinar ajustes ou a troca do método”. Ela ainda explica que a retirada do chip é tão simples e rápida quanto a sua inserção.

          Dra. Claudia detalha os valores: “O preço do Implanon pode variar dependendo do local e do profissional que realiza a inserção. Em média, o custo pode ser em torno de R$3,000 a R$3,500”.

          Virginia Fonseca detalha sangramento contínuo com método contraceptivo

          A famosa que é mãe de Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo, revelou que não para de sangrar e pensa em trocar o seu implante anticoncepcional (Implanon) por um dispositivo intrauterino (DIU). O método contraceptivo é considerado de alta efetividade, com a vantagem de duração por até 10 anos. O relato da contratada do SBT pegou o público de surpresa, pela riqueza em detalhes e incômodo com a questão exposta.

          “Deixa eu falar um negócio para vocês, gente. E eu que não paro de ficar menstruada? Eu estou achando que é esse chip Implanon [anticoncepcional]. Vocês acreditam? Eu vi muitas mulheres aqui, quando eu falei que ia colocar, dando feedback de que fica sangrando direto. Aí eu falei assim: ‘Comigo vai ser diferente’. Porque falaram tão bem desse chip, né? Que é o método contraceptivo mais seguro. Mas eu não paro de sangrar! E aí, o que é que a gente faz?”, disparou Virginia.

          “Mas assim, recebi feedback de mulheres que falaram que não paravam de sangrar. E também de mulheres que falaram que é ótimo. Então eu pensei que eu seria dessas que seria ótimo e não iria ficar sangrando direto. Pelo visto não, então o que eu estou pensando em fazer? Tira e colocar o DIU. Ai, gente! Eu juro…”, ainda declarou a influenciadora, visivelmente preocupada. Em resposta a Virginia, uma internauta aconselhou: “Amiga, dura uns 2 meses e depois regula.

          Ainda nervosa, a estrela do “Sabadou” cravou: “Então eu vou esperar esses 2 meses, porque eu odeio ficar menstruada. Eu asso [assadura] por conta do absorvente e não consigo usar OB [absorvente interno]. Esquece que eu não consigo! É papo de intimidade. É sério! Eu odeio e se não parar, é tirar”.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter