Ginecologista explica procedimento adotado por Virginia para não engravidar
A influenciadora brincou ao afirmar que não terá um outro filho tão cedo após o nascimento de José Leonardo.
Virginia Fonseca pegou os fãs de surpresa ao revelar que tomou uma decisão importante após o nascimento de José Leonardo, seu terceiro filho com Zé Felipe. A influenciadora colocou um implante contraceptivo subcutâneo, ressaltando que não pretende engravidar novamente tão cedo. O portal LeoDias conversou com uma especialista para explicar como funciona o método.
A Dra. Raquel Magalhães, ginecologista, ressaltou que o implante tem duração de três anos e é colocado na face anterior do braço não dominante. “Ele contém um hormônio chamado etonogestrel e é atualmente considerado o método contraceptivo mais seguro, com uma taxa de falha de apenas 0,1%. Isso o torna mais eficaz que a laqueadura e a vasectomia”, afirmou.
Veja as fotos
Por outro lado, o método também pode causar efeitos colaterais, como o bloqueio da ovulação e o sangramento irregular. “Uma característica importante desse sangramento é que ele tende a causar amenorreia, ou seja, a ausência de menstruação, mas o padrão de sangramento é totalmente imprevisível. Isso não significa que o implante não esteja funcionando”, acrescentou.
Virginia Fonseca poderá mudar de ideia e remover o implante se quiser engravidar novamente
Inclusive, a Dra. Raquel Magalhães confirmou que, enquanto a paciente conseguir senti-lo sob a pele, significa que ele está fazendo efeito. Porém, é comum haver sangramentos irregulares.
“É um método extremamente seguro, inclusive para mulheres acima dos 30 anos e para aquelas com problemas de saúde. O uso de outros medicamentos não interfere na eficácia do implante, ao contrário de alguns anticoncepcionais orais, que podem ter sua eficácia reduzida por antibióticos, por exemplo. Isso ocorre porque o implante tem absorção direta pelo contato com a pele, não havendo interação medicamentosa”, ressaltou.
Para evitar o risco de trombose, o material também não contém estrogênio. A ginecologista pontua que, caso haja o interesse em Virginia Fonseca, o implante pode ser retirado a qualquer momento, assim ela poderá tentar engravidar no próximo ciclo menstrual, sem prejuízos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.