Pediatra explica o que é e quais são os perigos da icterícia, que afeta bebê de Medrado
Portal LeoDias conversou com a pediatra Daniela Anderson para entender um pouco mais sobre a doença
A ex-A Fazenda Fernanda Medrado contou ao portal LeoDias que sua filha recém-nascida, Amber, ainda está no hospital em observação por estar com icterícia. Nossa reportagem conversou com a pediatra Daniela Anderson, que detalhou o que é esta doença e se ela é perigosa ao bebê.
“A icterícia é uma condição clínica que se manifesta pela coloração amarela-laranjada da pele, das escleras, que são aquela parte branca dos olhos, e também das mucosas. Tanto mucosa oral, na boca, como a mucosa ocular, no olho, elas ficam em um amarelo-laranjado, em virtude da circulação sanguínea de uma substância chamada bilirrubina. Usualmente, dentro das hemácias, nós temos uma substância chamada hemoglobina”, disse a médica.
Veja as fotos
“Em alguns casos, aqui nós estamos falando da icterícia neonatal, os bebês têm uma reação sanguínea com o sangue da mãe, quando existe uma incompatibilidade do grupo ABO, ou do fator RH, e as hemácias maternas que entraram em contato com o recém-nascido, podem gerar uma ruptura de células, ruptura das hemácias, e passa a circular livremente no plasma a hemoglobina, que se degrada e se transforma, entre outras coisas, nessa substância chamada bilirrubina, que então pode se depositar em todos os tecidos, incluindo sistema nervoso central, vísceras, fígado, rim, e também na pele, na mucosa, onde nós podemos vê-la”, completou.
Como cuidar da icterícia em bebês?
Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento grave para a icterícia em bebês. Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada.
De acordo com o portal Viver Bem, da Unimed, se a icterícia não regredir espontaneamente, o médico poderá indicar a fototerapia, tratamento não invasivo, também conhecido como “banho de luz”. Nele, o bebê com icterícia é exposto à luminosidade azulada emitida por lâmpadas específicas. Essa luz atinge a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.
O que disse Medrado
Medrado falou com o portal LeoDias sobre o nascimento de sua filha e revelou que a sua bebê, chamada Amber, ainda não teve alta por estar com um pequeno problema de saúde, comum entre recém-nascidos. Por esse motivo, ela está em uma incubadora no momento. A cantora e ex-A Fazenda ainda contou quem é o pai de sua 3ª criança.
“Ela ia ter alta do hospital ontem, dia 1º de maio, mas o médico não liberou. Amber está na incubadora e vai ficar aqui sobre observação do médico. Ainda não tem previsão de alta, depende dos próximos exames. Ela nasceu com icterícia”, disse a cantora.
A icterícia é uma doença comum entre recém-nascidos, mas que precisa de um tratamento rápido. Ela se caracteriza por deixar a pele e os olhos do bebê com tom amarelado.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.