Iza dá à luz Nala, sua primeira filha Veja a primeira foto de Nala, filha recém-nascida de Iza
Iza dá à luz Nala, sua primeira filha Veja a primeira foto de Nala, filha recém-nascida de Iza
Daniella

Preciso comer arroz integral se quero emagrecer? Nutricionista responde

O alimento amado pelos brasileiros não precisa ser empecilho na dieta

Queridinho no prato dos brasileiros, o arroz é visto como vilão por grande parte das pessoas que querem perder peso. Para não tirar o alimento do cardápio, muitos optam por trocá-lo pela sua versão integral, mas afinal de contas, só esse tipo pode ser consumido quando se quer emagrecer? O portal LeoDias ouviu a nutricionista Adriane Dias, que respondeu essa e outras dúvidas.

Antes de mais nada, a especialista diferenciou três tipos de arroz: “A maior diferença entre eles é o processamento feito na indústria, o arroz integral é o arroz que passa por menos processos, por isso ele mantém a sua capa de fibra, nessa capa também estão contidas algumas vitaminas e minerais. No arroz branco essa capa é retirada, então ele tem menos fibras, vitaminas e minerais em comparação ao arroz integral. E ainda temos o arroz parboilizado que é o intermediário, o qual também é retirada essa capa externa, mas ele passa por um processo de cozimento aonde alguns nutrientes da casca antes de retirada vão para o grão”.

Mas como cada tipo influencia na dieta?

“Em termos calóricos, os arrozes têm calorias parecidas então pensando em processo de emagrecimento essa não seria uma mudança primordial. Porém, ao manter a fibra do arroz ele acaba fornecendo maior saciedade”, esclaresce Adriane.

Já reparou como é mais fácil comer mais arroz branco do que arroz integral? Pois bem, esse é um dos motivos. A dica então, é simples: “Atente-se para não passar da quantidade prescrita pelo seu nutricionista, pois aí sim um possível ganho de peso pode acontecer”.

Mas nutri, eu odeio arroz integral sou obrigada a fazer essa troca? Não!

De acordo com Dias, existem outras formas de fazer essa substituição. Para isso, é preciso “adicionar fibras, vitaminas e minerais ao prato de forma a garantir uma maior saciedade, diminuir o pico de açúcar no sague e fornecer vitaminas e minerais e adicionar na refeição verduras e legumes”.

“Inclusive mesmo para quem faz uso do arroz integral ele não é o suficiente para garantir as vitaminas e minerais de um prato completo, então ter uma comida bem colorida não está apto a discussão, é obrigação!”, complementa.

Por fim, ela dá uma dica para quem não é o maior fã dos alimentos mais saudáveis: “Uma ótima ideia, inclusive para quem tem dificuldade de comer verduras e legumes é adicioná-los ao preparo do arroz, como arroz de brócolis ou de cenoura. Outra ideia é tentar o arroz parboilizado.”

Veja o vídeo de Adriane respondendo sobre o arroz

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags: