Vai ao Rock in Rio? Saiba quais cuidados você deve ter em meio a onda de calor
Portões serão abertos às 14 horas desta sexta-feira (13/9)
Nesta sexta-feira (13/9) começa o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Uma multidão vai se reunir no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, para curtir os melhores shows que o evento poderia proporcionar. Junto à música e a energia da galera, uma onde de calor atinge a Cidade Maravilhosa, com temperaturas que vão passar dos 30 graus todos os dias da semana. Pensando nisso, o portal LeoDias conversou com o Dr. Jefferson Medeiros, para saber como se preparar para aproveitar bem os shows, sem passar perrengue.
Os portões do festival vão abrir às 14 horas, ou seja, em um momento com muitos raios solares, o que pode ser prejudicial para os fãs. “A exposição prolongada ao sol pode causar diversos problemas de saúde. Entre os principais perigos estão a desidratação, insolação e queimaduras solares. A radiação ultravioleta pode danificar a pele, aumentando o risco de câncer de pele a longo prazo. Além disso, a exposição excessiva ao calor pode levar à exaustão térmica, com sintomas como tontura, náuseas, dores de cabeça e até desmaios”, explicou o profissional de saúde.
Veja as fotos
Outra coisa que pode trazer malefícios para a pessoa é ficar muito tempo em pé, pois pode causar desconforto e problemas circulatórios. Isso pode levar a inchaço nos pés e nas pernas, assim como dores musculares e fadiga. Esse excesso também pode causar dores nas costas e nas articulações devido à postura mantida por todo esse tempo.
O médico continua: “A desidratação ocorre quando o nosso corpo perde mais líquido do que você ingere, principalmente através do suor, quando estamos em ambientes quentes. Sem a hidratação adequada, o volume do nosso sangue vai diminuir, afetando assim a circulação e a regulação da temperatura do nosso corpo. Isso pode resultar em uma sede intensa, boca seca, tontura, fraqueza e até confusão mental.”
Siga as recomendações do médico para aproveitar o Rock in Rio
- Hidrate-se constantemente, beba água mesmo que você não tenha vontade. Neste ano centenas de bebedouros estarão disponíveis para encher as garrafas transparentes, que agora podem ir com tampa.
- Use acessórios de proteção como chapéu, boné e óculos de sol, por exemplo, pois eles vão ajudar contra os raios solares;
- Aplique o protetor solar a cada duas horas;
- Procure áreas que tenham sombras, fazer pausas nesses lugares vai reduzir a exposição direta ao sol;
- Evite bebidas alcoólicas em excesso já que o álcool pode acelerar essa desidratação;
- Vista roupas de cores claras e tecidos leves, isso vai ajudar na dissipação do calor do corpo;
- Utilize também toalhas ou lenços umedecidos na nuca ou pulsos, pode também ajudar a refrescar um pouco o seu corpo;
Além disso, manter uma distância razoável das outras pessoas pode ajudar na circulação de ar, reduzindo assim a sua sensação de calor. A aglomeração dificulta a dissipação do calor corporal e pode aumentar o risco da desidratação e da hipertermia. Além disso, espaços mais abertos proporcionam maior conforto e segurança durante o evento.
Ao final da entrevista o Dr. passou mais algumas orientações: “É importante destacar que os participantes devem estar atentos aos sinais do próprio corpo. Caso sintam sintomas como tontura, fraqueza ou náuseas e enjoo, é recomendável procurar assistência médica imediatamente. Também é útil conhecer já o posto de atendimento médico no local. Por fim, para aqueles com condições de saúde já pré-existentes como problemas cardíacos ou respiratórios, é aconselhável consultar um médico antes de participar de eventos em ambientes com calor extremo.”
Lei que obriga água potável em eventos
Em 2023, foi criada a lei federal Ana Benevides que obriga que água potável seja distribuída tanto em shows particulares ou públicos. A legislação veio após a jovem Ana Benevides, de 23 anos, morrer no show da Taylor Swift, no Engenhão, por estresse térmico.
Com isso, a entrada de garrafas transparentes de água, com tampa, será permitida no Rock in Rio e os shows vão contar com algumas estruturas, como: mais de 170 bebedouros espalhados na Cidade do Rock; pontos de hidratação; a Iguá, concessionária de saneamento que atende a Zona Oeste, declara que serão distribuídos 120 mil litros de água em 600 mil copos biodegradáveis por “aguadeiros” – colaboradores que circulam entregando a água – e vaporizadores serão usados para ajudar a refrescar o público.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.