Varíola dos macacos: OMS declara Mpox emergência de saúde pública global
Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o retorno da Mpox como emergência de saúde mundial após alta de casos no continente africano
Conhecida como Varíola dos Macacos, a Mpox se tornou mais uma vez emergência de saúde pública global. A notícia foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quarta-feira (14/08).
Após rápida propagação de uma nova cepa em países da África, o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou que a variante Clade 1b, é considerada mais contagiosa e até 10 vezes mais letal do que a que predominava há dois anos (Clade 2).
Veja as fotos
“A OMS está comprometida em coordenar a resposta global nos próximos dias e semanas, trabalhando em estreita colaboração com cada um dos países afetados e alavancando nossa presença local para prevenir a transmissão, tratar os infectados e salvar vidas”, disse Tedros Adhanom.
Desde o início do ano, foram notificados mais de 17 mil casos e mais de 500 mortes em 13 países de África, segundo o Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, que classifica o surto como um “evento de risco muito elevado”.
Até o momento, o maior número de casos, mais de 14 mil, foram registrados na República Democrática do Congo.
O que é a Mpox?
A Mpox é uma doença viral que pode se espalhar facilmente entre pessoas e animais infectados, por meio de contato próximo como toque, beijo ou sexo e materiais contaminados como lençóis, roupas e agulhas.
Os sintomas incluem febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, baixa energia e gânglios linfáticos aumentados.
Durante décadas, a doença foi detectada principalmente na África Central e Ocidental, mas também espalhou-se na Europa e na América do Norte em 2022.
A OMS declarou anteriormente a propagação da varíola uma emergência de saúde global entre julho de 2022 e maio de 2023.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.