Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Atriz trans de “Terra e Paixão” celebra espaço na TV: “Vamos seguir”

A atriz Valéria Barcellos, que está no ar na novela "Terra & Paixão" da Globo, conversou com exclusividade com o portal LeoDias

Whatsapp telegram facebook twitter

A atriz Valéria Barcellos, que está no ar na novela “Terra & Paixão” da Globo, conversou com exclusividade com o portal LeoDias. Ela destacou a importância de sua personagem Luana na história escrita por Walcyr Carrasco, um marco em sua carreira e representatividade para pessoas trans. Além disso, falou sobre a necessidade de lidar com o preconceito e promover a compreensão sobre diversidade e respeito.

Questionada sobre a importância de Luana em sua vida, Valéria respondeu: “Ela é minha primeira personagem em novela, em horário nobre, com grandes nomes da TV. Luana é o melhor pontapé inicial desse universo que eu poderia ter tido na vida. Ela é a coroação de uma vida dedicada à arte! Luana sou eu e muitas outras como eu. Tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas trans falando o quanto é lindo poder se ver num lugar humanizado, bonito, com força e delicadeza. Luana é sim o grande papel da minha vida até agora. Mas quero tudo… quero mais!”

Sobre o relacionamento de Luana com o advogado na trama das 21h, a atriz acredita que a personagem está quebrando paradigmas na TV em horário nobre. “Acredito que ela está mostrando o quanto é NATURAL o afeto entre um homem cisgênero e uma mulher trans. E isso passa pelo afeto. Sem interpretações arcaicas sobre sexualidade, sabe? As pessoas precisam urgentemente entender a diferença entre gênero e sexualidade, mais para começar a compreender que a vida de cada um é de cada um, que ninguém tem o direito de se meter, opinar ou dissertar sobre a vida alheia, mas tem o dever de respeitar. Há muitas camadas nesse casal”, disse.

“Luana se sente até mesmo “/vulnerável”/ ao abrir-se para esse romance, e é lindo e essencial sentir uma mulher como ela (trans/preta/periférica) somente preocupada em ser amada, não em amar… mas ser amada. Um casal afrocentrado, feliz e se amando. Que estranho pensar que boa parte da população faz isso como respirar e nós da comunidade LGBTQIA+ precisamos ponderar tudo isso”, acrescentou a atriz.

Quando questionada sobre como lida com o preconceito ainda presente na sociedade, Valéria responde de forma enfática: “A gente sempre pensa que o meio artístico é muito mais benevolente, muito mais cabeça aberta, muito mais sapiente dos direitos e dos deveres das pessoas, porque a gente está falando sobre isso, lidar com o preconceito a gente está falando sobre direitos e deveres, ninguém tem que aceitar nada, até porque a gente não está pedindo aceitação, mas temos o dever de respeitar. É muito doido a gente pensar que é preciso aprender a lidar com o preconceito ao invés de chutar ele. A gente vive em uma sociedade em que há muita tolerância e intolerância das coisas”.

“Falo sempre que não sou completamente aceita nos lugares, eu sou tolerada. Ainda assim, percebo uma abertura e uma vontade das pessoas, mesmo que pequena, de entender esse universo. A gente vai continuar aqui, já avançamos muito e vamos avançar mais e vai estar em todos os lugares. A Luana e eu na novela das nove ao lado de tanta gente importante é a ponta de um iceberg de muita coisa que pode e vai acontecer porque a gente não vai retroceder. Eu lido de maneira muito enfática com o preconceito. Quando é uma coisa muito perigosa, busco a Justiça porque a gente tem leis que nos defendem. Não existe ficar falando para gente que não quer ouvir, falo e tento me aproximar de quem quer ouvir e tem muito a dizer”, acrescentou.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter