Conheça curiosidades da primeira versão do fenômeno “Chiquititas”
Você sabia que a novela foi gravada na Argentina? Descubra fatos de bastidores do sucesso que marcou uma geração

O “Geração Chiquititas”, especial do SBT que reuniu parte do elenco da primeira versão da novela no Brasil, foi pura emoção. Transmitido na TV em 15 de dezembro e disponibilizado no streaming do canal, o programa despertou a nostalgia nos fãs. A releitura do folhetim ficou no ar entre 2013 e 2015, mas foi a versão de 1997 a 2001, uma época sem redes sociais, que ganhou homenagem. Conheça, a seguir, curiosidades do fenômeno televisivo exibido no canal de Silvio Santos!
Veja as fotos
Argentina
“Chiquititas” foi criada por Cris Morena, responsável também pelos sucessos “Rebelde” e “Floribella”. A novela argentina estreou em 1995 e terminou em 2001. E engana-se quem pensa que o SBT construiu cenários para gravar a versão brasileira nos estúdios da Anhanguera. Pensando em custos e praticidade, a emissora acomodou o elenco do folhetim na Argentina para aproveitar a estrutura existente por lá. Por conta disso, inicialmente, os atores não tinham muita dimensão do sucesso que faziam no Brasil. Isto porque, sem redes sociais, era preciso retornar ao país para constatar, pessoalmente, a aceitação do público.
Músicas dubladas
O fenômeno “Chiquititas” contou com 6 álbuns recheados de hits. As músicas faziam muito sucesso entre crianças e adolescentes, que também reproduziam coreografias. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que a única atriz que cantava nos CDs era Flavia Monteiro, a Carol. O restante do elenco apenas se revezava para dublar em videoclipes e apresentações. Flavia já chegou a comentar que o contrato da novela não exigia que ela cantasse, mas ela aceitou o papel com a condição de soltar a voz.
Irmãos na atuação
Era comum, na versão brasileira do folhetim, a contratação de irmãos para o elenco. Os atores moravam em Buenos Aires, próximos aos estúdios, e alguns se mudaram para lá com irmãos, além de um adulto responsável. Isto fez com que as emissoras Telefe e SBT unissem o útil ao agradável: alguns irmãos eram convidados para testes e, quando aprovados, ganhavam papéis em “Chiquititas”. A manobra gerava economia, pois reduzia a quantidade de apartamentos alugados pelo SBT. Foram os casos de Francis Helena (que interpretava Cris) e sua irmã Laura Feliciano (boneca Laurinha); Elisa Veeck (Fran) e Jander Veeck (Zeca); Sthefany Brito (Hannelore) e Kayky Brito (Fabrício); e Marina Belluzzo (Lúcia), Camila Belluzzo (Dina) e Gabriel Belluzzo (Maurício).
Produtos
A novela virou uma febre entre crianças e adolescentes – e também uma máquina de dinheiro. Durante o período em que foi exibida, “Chiquititas” atraiu os olhares de diversas empresas. Além das revistas que dominavam as bancas, foram lançados CDs, álbuns de figurinhas, bonecas de vários tamanhos, urso de pelúcia, sapatilha, salgadinho, chiclete e até chocolate. Os shows no Brasil, musicais produzidos com cenários caprichados, efeitos e trocas de figurinos, foram um sucesso de público.
Divulgação no Brasil
Sempre que possível, o elenco do folhetim visitava o Brasil para fazer divulgação no SBT. Os atores e atrizes eram presença garantida em programas de Gugu Liberato, Hebe Camargo, Silvio Santos e Serginho Groisman. Reportagens especiais também falavam da novela “febre do momento”.
Celeiro de talentos
Por 4 anos, dezenas de profissionais (adultos e crianças) atuaram em “Chiquititas”. Alguns não seguiram carreira, enquanto outros emendaram sucessos e estão na TV até hoje; entre eles Fernanda Souza, Bruno Gagliasso, Kayky Brito, Elisa Veeck, Débora Falabella, Marcos Pasquim e Carmo Dalla Vecchia.
Para matar a saudade
O +SBT, streaming da emissora, atendeu aos pedidos dos fãs e terá a primeira versão do folhetim em seu catálogo. “Chiquititas” será exibida no canal +Novelas, de segunda a sexta-feira, às 21h, a partir de 26/12.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.