Vem aí: Neymar acerta saída do Al-Hilal e Santos prepara anúncio, diz site Faustão já tem previsão de alta; apresentador está em tratamento de uma infecção Entenda o que levou Babal Guimarães para cadeia em caso de agressão a ex-mulher Hospital divulga boletim médico e atualiza quadro de saúde de Lexa e Sofia
Vem aí: Neymar acerta saída do Al-Hilal e Santos prepara anúncio, diz site Faustão já tem previsão de alta; apresentador está em tratamento de uma infecção Entenda o que levou Babal Guimarães para cadeia em caso de agressão a ex-mulher Hospital divulga boletim médico e atualiza quadro de saúde de Lexa e Sofia

Passada a empolgação… Afinal, quais são as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar?

O portal LeoDias conversou com o professor de Cinema e Audiovisual da ESPM, Márcio Rodrigo para analisar as possibilidades de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025

Whatsapp telegram facebook twitter

          A manhã desta quinta-feira (23/1) foi especial para o cinema brasileiro após as três indicações do filme “Ainda estou aqui” ao Oscar 2025. No entanto, está na hora de analisar: quais são as chances reais do longa conquistar as estatuetas? O portal LeoDias conversou com o professor de Cinema e Audiovisual da ESPM, Márcio Rodrigo, que analisou as chances do filme estrelado por Fernanda Torres.

          Surpresa em uma das indicações e chances reais de estatueta

          Antes de chegar a análise, o especialista deixou claro que as três indicações são frutos de um ótimo plano de negócios e divulgação para o filme: “O resultado dessas indicações são resultados de uma série de ações orquestradas entre a  SONY, responsável pela distribuição internacional e hollywoodiana do filme, a Globoplay, responsável pela divulgação no streaming no Brasil e o Walter Salles, cineasta bastante experiente como produtor, com uma baita carreira internacional”.

          Veja as fotos

          Reprodução Instagram
          Fernanda Torres levou o prêmio de “Melhor Atriz de Filme de Drama”, com "Ainda Estou Aqui", no "Globo de Ouro"Reprodução Instagram
          Foto: Robyn Beck / AFP
          (Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro como Melhor Atriz por ‘Ainda Estou Aqui’ / Foto: Robyn Beck / AFP)Foto: Robyn Beck / AFP
          Divulgação
          O Brutalista, Ainda Estou Aqui e ConclaveDivulgação
          Reprodução
          Emilia Pérez desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de OuroReprodução
          Reprodução
          "Ainda Estou Aqui" entra para lista dos 15 filmes cotados ao Oscar 2025Reprodução
          Divulgação
          Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui"Divulgação
          Sony Pictures Classics
          Fernanda TorresSony Pictures Classics
          Reprodução: Sony Pictures
          “Ainda Estou Aqui” (2024)Reprodução: Sony Pictures

          Márcio enfatiza que acredita sim na possibilidade do longa levar uma das três estatuetas: “Acredito que sim é possível levar uma das três estatuetas. A de melhor filme não, mas ou de filme internacional ou a de melhor atriz para a Fernanda Torres. É difícil entender o movimento da academia desde o momento das inscrições (…) Acho que a grande surpresa do Oscar é a indicação de Ainda Estou Aqui para a categoria de melhor filme, repetindo o fato que consagrou o (diretor coreano) Boon John-Ho com Parasita (filme coreano que venceu a estatueta de melhor filme) em 2019, se não me engano”.

          O especialista deixou claro que o longa brasileiro desbancou outros filmes que eram esperados na lista: “Existiam outras produções hollywoodianas como Babygirl, por exemplo, que estavam cotados, mas chega o Ainda Estou Aqui, filme falado em português, um grande feito na história do cinema brasileiro e da academia. Eu esperava que Walter Salles poderia ser indicado como melhor diretor, por toda relação que tem com o cinema hollywoodiano (…) Isso é um termômetro de como a SONY e o Walter Salles conseguiram elevar o filme”.

          O professor explica que pelo termômetro do Oscar e pelas indicações que há uma clara mudança de comportamento naqueles que votam na Academia e que, por conta disso, deve se ter otimismo com as chances de Ainda Estou Aqui: “Por exemplo, era quase certo que Babygirl e Nicole Kidman estivessem entre os indicados tanto para melhor filme, como para melhor atriz, nem um dos dois foi, então é clara a mudança de comportamento dos votantes. A gente tem que pensar nisso para ter reais chances”.

          Márcio Rodrigo também pontuou os protestos contra o filme Emília Pérez, principal concorrente do longa brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional: “Eles foram indicados a 13 prêmios, mas já circulam questões contra o filme e contra o diretor, como, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial para corrigir sotaque, o que de alguma maneira pode deixar alguma mágoa”.

          Para ele, até a recente virada política nos Estados Unidos, com a volta de Donald Trump ao poder, pode impactar positivamente nas chances do filme brasileiro: “Há uma clara intenção da Academia de premiar o Brasil, especialmente por conta da temática do filme (ditadura militar) que aparece, de alguma maneira, como uma resposta ao momento delicado que a política americana, com uma sociedade altamente polarizada, com a chegada ao poder pela 2ª vez de Donald Trump”.

          Alguém pode desbancar Fernanda Torres? 

          Ganhadora do Globo de Ouro, Fernanda Torres desponta como uma das atrizes favoritas ao prêmio de melhor atriz. Ao lado dela, estão indicadas Karla Sofía Gascón (Emília Pérez); Demi Moore (A Substância); Cynthia Erivo (Wicked) e Mikey Madison. Para Márcio Rodrigo, duas das rivais da lista podem ameaçar a brasileira.

          “Penso que as principais concorrentes são a Karla Sofía Gascón e a Demi Moore. Visto que há histórias circulando sobre o uso de IA em Emília Pérez, penso que a Demi Moore tem a maior chance e é a maior concorrente de Fernanda Torres”, explicou o professor.

          Ainda Estou Aqui é o principal filme da história do cinema brasileiro?

          Com as indicações, um novo debate começa a surgir: seria Ainda Estou Aqui o principal filme do cinema brasileiro em repercussão no exterior? Para Márcio Rodrigo, é necessário ter calma para ter esse debate.

          “Eu fico muito feliz com o sucesso de Ainda Estou Aqui, as três indicações são merecidas, o filme realmente é ótimo (…) Agora, dizer que é o principal sucesso, recente é sim, mas acredito que o Cidade de Deus, indicado a quatro prêmios no Oscar, tendo até Fernando Meirelles como Melhor Diretor, não dá para negar a importância”, explicou.

           

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter