Especialista explica por que as pessoas reatam com os ex
Psicóloga analisa aspectos positivos e negativos da decisão

Agosto pode até ser considerado o mês do desgosto, quando muitos casais, se separam ou terminam, mas isso não significa que o final seja para sempre. O portal LeoDias entrevistou a psicóloga e CEO da PsicoPass, Rosângela Casseano, para entender por que tantas pessoas decidem voltar com o ex.
“O retorno a relacionamentos anteriores, especialmente em casos de traição, brigas ou dinâmicas tóxicas, é um fenômeno complexo que pode ser analisado sob diversas perspectivas psicológicas e sociais. Vários fatores podem levar uma pessoa a reconsiderar um ex-namorado(a) ou ex-marido(esposa), mesmo após experiências dolorosas”, iniciou ela.
A especialista elencou cinco principais motivos: conexão emocional criada ao longo do tempo pode ser um forte motivador; medo da solidão; idealização do passado pode fazer com que o retorno pareça mais atraente; questões como filhos e crenças que o amor pode superar qualquer obstáculo, incluindo traições ou desentendimentos.
“As pessoas que retornam a relacionamentos passados muitas vezes se sentem confusas. Podem ter sentimentos ambivalentes, misturando amor e mágoa. Elas podem racionalizar suas decisões, acreditando que têm a capacidade de mudar a dinâmica do relacionamento ou que as circunstâncias serão diferentes”, explica a psicóloga.
Ela destacou que o olhar da família e da sociedade pode influenciar fortemente a decisão de reatar o relacionamento. Expectativas sociais sobre relacionamentos, casamento e família podem fazer com que indivíduos sintam pressão para manter um relacionamento, mesmo que não seja saudável. A família pode ter um papel de apoio ou de crítica, afetando a autoestima e a confiança da pessoa em sua decisão.
Voltar com o Ex: Positivo ou Negativo?
A resposta para essa pergunta não é simples, garante Rosângela. “O retorno a um ex-parceiro pode ter aspectos positivos, como a reconciliação de sentimentos e a construção de uma nova dinâmica, desde que haja um verdadeiro desejo de mudança e crescimento mútuo. No entanto, também pode ser negativo, especialmente se as questões subjacentes que causaram os problemas anteriores não forem abordadas”, ponderou ela.
A volta com um ex deve ser acompanhada de autorreflexão e avaliação crítica da relação. O reconhecimento dos padrões prejudiciais e o compromisso com a comunicação saudável são essenciais. Se a pessoa perceber que o retorno está enraizado em medos ou idealizações, também pode ser um sinal de que o relacionamento não é a melhor escolha.
“Em última análise, cada situação é única, e a busca por felicidade e bem-estar deve ser a prioridade. A terapia pode ser um recurso valioso para explorar essas questões e tomar decisões informadas”, finalizou a especialista.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.