Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP
Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP

Conheça as rainhas de bateria do Carnaval do Rio em 2024

Elenco das escolas de samba cariocas tem mulheres famosas e figuras ligadas às comunidades; veja quem é quem

Whatsapp telegram facebook twitter

Elas não são quesito, mas se tornaram atrações à parte: as rainhas de bateria do Carnaval do Rio se tornaram um símbolo da festa, ao longo das 40 temporadas de história da folia na Marquês de Sapucaí, completadas em 2024. Dedicadas aos ritmistas ao longo do ano, em ensaios e eventos das agremiações, as beldades atraem holofotes para o espetáculo, bem como ajudam a garantir que toda essa atenção se reverta em investimentos e recursos para os desfiles. Na Avenida, elas entregam performance e, de lá, saem aclamadas (ou não) rumo a mais um ano de samba no pé.

A poucas semanas do Carnaval do ano que vem, que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro para o Grupo Especial da capital fluminense, o Portal LeoDias lista abaixo quem são as donas das coroas da elite carnavalesca da cidade, de acordo com a ordem de desfiles. E explica por que você não pode perder a passagem de nenhuma delas pelo Sambódromo em 2024.
 

Porto da Pedra

Tati Minerato, de 35 anos, é a rainha de bateria da escola de São Gonçalo (RJ), que volta ao Grupo Especial nesta temporada. A modelo e influenciadora digital, que já desfilava pela Gaviões da Fiel, em São Paulo, sairá pela segunda vez consecutiva na vermelha e branca, cujo símbolo é o tigre. 
 

Para a empreitada, ela tem ensaiado muito (e, além da dança, tem aprendido a tocar chocalho) e tem prometido, em entrevistas, investir alto na fantasia que usará para o desfile — a Porto abrirá o Domingo de Carnaval, 11 de fevereiro -. 

Para garantir que nada saia do previsto quando vestir o look ousado, Tati está se dedicando intensamente à malhação e à dieta. 
 

Beija-Flor

Mais jovem ocupante do posto na elite do samba do Rio, Lorena Raíssa, de 16 anos, brilhará pela segunda vez à frente dos ritmistas da Beija-Flor. 
 

Cria da comunidade da escola em Nilópolis (RJ), a jovem foi escolhida num concurso em 2022 para suceder Raíssa de Oliveira, sua antecessora como majestade da azul e branca ao longo de duas décadas. 

A missão tem sido cumprida à altura, já que Lorena ampliou, em pouco tempo, sua identificação com os componentes e, agora, deve cruzar a Avenida sem a tensão do momento da estreia, que aconteceu em 2023.

Salgueiro

Chamada de “rainha das rainhas”, Viviane Araújo, aos 48 anos, está mais assídua do que nunca nos ensaios do Salgueiro, escola em que é rainha há 15 anos. 

A atriz tem ido quase duas vezes por semana à quadra da vermelha e branca no Andaraí, na Zona Norte do Rio, participa dos ensaios de rua e já conheceu até líderes indígenas relevantes para o enredo “Hutukara”, dedicado ao povo Yanomami. Em cada apresentação, Vivi investe num look diferente e, sempre que pode, se arrisca tocando tamborim junto aos componentes. 

Em 2024, mais uma vez, ela fará “dobradinha” com a paulistana Mancha Verde, em que também é rainha. 
 

Grande Rio

Nem aí para os críticos, Paolla Oliveira, de 41 anos, voltou à Grande Rio em 2020, depois de ter brilhado pela escola de Duque de Caxias (RJ) em 2010 e 2011. 
 

De lá para cá, a atriz se provou “pé quente”, ao acompanhar a agremiação num vice-campeonato e na primeira vitória de sua história, e, ao mesmo tempo, tem se mostrado sempre dedicada aos ensaios e à performance na Sapucaí. 

Sempre acompanhada do amado, o cantor Diogo Nogueira, Paolla está na quadra da tricolor sempre que possível e, mais do que isso, tem demonstrado entrosamento com a bateria: no Natal, por exemplo, apareceu distribuindo panetones aos músicos. 

Em 2024, ela completa a sexta temporada como rainha da Grande Rio, sendo a quarta consecutiva: um recorde para um posto sempre disputado por nomes famosos. 
 

Unidos da Tijuca

Se em 2023 a vida deu um limão a Lexa, ela caiu no samba para transformar tudo em limonada. Rainha de bateria da Tijuca, a artista de 28 anos é “figurinha” frequente nos ensaios da escola do Morro do Borel e, desde que anunciou o divórcio com MC Guimê, em setembro, ela não arredou o pé do samba. 
 

Mais do que isso: assumiu o namoro com o ator Ricardo Vianna justamente numa noite em que foi se apresentar na Tijuca, com ele à tiracolo. 

Além do novo amor, Lexa está sempre acompanhada da mãe, Darlin Ferratry, e da irmã, Wenny Isa: a primeira é rainha do Império Serrano, na Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), e a segunda é musa da Portela. 

Nesta temporada, Lexa estará com a Tijuca pelo quarto Carnaval consecutivo. 

Imperatriz

Aos 21 anos, Maria Mariá, da Imperatriz, teve um ano pleno e, ao mesmo tempo, difícil. Estreante no posto de rainha em fevereiro, a jovem, escolhida pelas raízes com a comunidade do bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio, fez bonito na Sapucaí e saiu de lá credenciada para seguir em posse da coroa. Mas não só.
 

Apesar do sucesso, Maria se tornou alvo de comentários racistas na internet em setembro, o que tornou a temporada de 2024 mais desafiadora para ela. A jovem fez queixa à polícia e, agora, espera a resolução do caso. Cruzará a Sapucaí em fevereiro, portanto, mostrando mais uma vez que merece todo o destaque que ganhou.

Além disso, a majestade da verde e branca tem outro desafio: acompanhar a escola na busca pelo bicampeonato, repetindo o resultado de 2023.
 

Mocidade

Quando começarem os desfiles de 12 de fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval, uma nova rainha de bateria terá nascido em definitivo: Fabíola Andrade, de 37 anos, vai estrear como rainha da Mocidade. 

Casada com o patrono da verde e branca da Zona Oeste do Rio, Rogério Andrade, a influenciadora digital já foi musa, mais de dez anos atrás, e, agora, está de volta para cruzar a Sapucaí pela primeira vez no posto mais visado pela mulherada. 
 

Escolhida no fim de novembro para o desafio, Fabíola está se dedicando às aulas de samba e aos ensaios. 
 

Ela própria não acreditava no próprio potencial para o posto e preferia desfilar no carro abre-alas, mas foi convencida pelo marido de que a hora de ocupá-lo chegou. Em agradecimento, no anúncio da novidade, há um mês, ela apareceu publicamente com o nome dele no pescoço, lembrando um momento icônico de Luma de Oliveira na Sapucaí. O mistério é se ela repetirá a lembrança na Avenida. 
 

Portela

Sete vezes rainha de bateria da Portela é um título que só alguém muito conectada à comunidade da azul e branca poderia ostentar. Bianca Monteiro, de 32 anos, é quem encara essa responsabilidade em 2024. 
 

No posto desde 2017, quando deixou de ser passista para brilhar à frente dos ritmistas, a sambista mantém um elo inegável com os músicos e não falta a nenhum ensaio em Madureira, na Zona Norte carioca. 

Na temporada passada, quando a Portela comemorou o centenário, Bianca desfilou, por escolha própria, ao lado de ex-rainhas emblemáticas, como Adriane Galisteu e Sheron Menezzes. Agora, voltará a sair sozinha diante da bateria. 
 

Vila Isabel 

No auge da carreira como apresentadora, Sabrina Sato, da TV Globo e do GNT, é a rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel desde 2011 (em 2020, ela se apresentou como rainha da escola, tendo a modelo Aline Riscado ficado à frente da bateria).,

Ela se divide com a Gaviões da Fiel, em São Paulo, está prometendo um dos maiores Carnavais de sua trajetória. 
 

Solteira desde o primeiro semestre de 2023, ela está aproveitando a liberdade para frequentar ainda mais os ensaios da Vila e, mais recentemente, foi à confraternização de fim de ano da bateria na quadra da agremiação na Zona Norte do Rio, com direito a chope e samba no pé. 

Cada detalhe vem sendo registrado para o reality show “Carnaval da Sabrina”, que será exibido pelo Globoplay a partir de janeiro. 
 

Mangueira

Onze anos depois de chegar ao posto, Evelyn Bastos, que acaba de chegar aos trinta, mostra na temporada de 2024 que ainda tem muito gás para queimar enquanto rainha de bateria da Mangueira. 
 

A dançarina, graduada em História, está semanalmente nos ensaios da verde e rosa e, mais do que isso, preside a Mangueira do Amanhã, escola de samba mirim ligada à comunidade, na qual ela cultiva raízes. Evelyn foi uma das primeiras anônimas a serem alçadas ao posto nas décadas recentes, inaugurando uma tendência permanente.

Com a homenagem da Estação Primeira à Alcione, a expectativa é que a majestade cruze a Avenida representando um dos grandes sucessos musicais da artista. A aposta dos mangueirenses têm sido a canção “A Loba”. Será que vem aí?!

Paraíso do Tuiuti

Viral da internet na temporada passada graças à própria sincronia com a bateria, Mayara Lima, de 26 anos, chegará em 2024 com a missão de repetir o sucesso em seu segundo desfile como rainha da Paraíso do Tuiuti.

Aclamada pelas redes sociais em 2022, quando ainda era musa, ela foi alçada à principal coroa da escola em 2023 e, agora, segue no posto com muita dedicação ao espetáculo do ano que vem. 

Além do brilho na Sapucaí, Mayara é professora e, com o sucesso que tem feito, também se tornou influenciadora digital. 

Viradouro

Não é cria da comunidade, mas está quase se tornando: Erika Januza, rainha de bateria da Viradouro pelo terceiro ano consecutivo, tem esbanjado integração com a vermelha e branca na pré-temporada do Carnaval 2024.
 

A atriz de 38 anos já havia desfilado antes por outras agremiações, mas, de 2022 para cá, tem dado demonstrações frequentes de que se encontrou em definitivo na vermelha e branca de Niterói (RJ).

Nesta temporada, quando a agremiação cantará o culto religioso às serpentes, Erika tem feito performances marcantes em ensaios, sempre destacadas diante do público nas redes sociais. 

Ela também capricha nas fantasias e, claro, promete fazer o mesmo na Avenida em fevereiro, quando a Viradouro encerra os desfiles da Segunda-Feira de Carnaval, dia 12.

Veja as fotos

Daniel Pinheiro/AgNews
Daniel Pinheiro/AgNews
Eduardo Hollanda/Divulgação
Eduardo Hollanda/Divulgação
Anderson Borde/AgNews
Anderson Borde/AgNews
Webert Belício/AgNews
Webert Belício/AgNews
Gabriel Rangel/AgNews
Gabriel Rangel/AgNews
Nelson Malfacini/Divulgação
Nelson Malfacini/Divulgação
AgNews
AgNews
Diego Mendes/Divulgação
Diego Mendes/Divulgação
Roberto Filho/Brazil News
Roberto Filho/Brazil News
Léo Queiroz/Divulgação
Léo Queiroz/Divulgação
Divulgação/Rio Carnaval
Divulgação/Rio Carnaval
Victor Chapetta/AgNews
Victor Chapetta/AgNews

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags:
Whatsapp telegram facebook twitter