Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet

Em busca do bicampeonato, Mocidade Alegre busca compreender o Brasil no Carnaval de 2024

A pergunta "/Qual é o Brasil que habitamos e desejamos hoje?"/, de Mário de Andrade, será o fio condutor do enredo

A Mocidade Alegre, vencedora do Carnaval paulistano de 2023, está determinada a alcançar mais uma vitória com seu enredo “/Brasiléia Desvairada – A Busca de Mário de Andrade por um País”/. Essa apresentação é uma homenagem ao ilustre poeta modernista Mário de Andrade e será desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Silveira.

“/Qual é o Brasil que habitamos e desejamos hoje?”/ Essa pergunta será o ponto de partida para a jornada que a Mocidade Alegre apresentará, buscando compreender a visão única de Mário de Andrade sobre o país”, explica o carnavalesco na justificativa do enredo.

Com o tema, a agremiação promete transportar o público em uma viagem pelo Brasil junto ao poeta, que praticamente criou a poesia brasileira moderna com a publicação da Pauliceia Desvairada, em 1922. As viagens que o escritor realizou pelo país serão o fio condutor dessa narrativa, abrangendo regiões como o Norte, Sudeste e Nordeste, explorando as raízes populares e a cultura que moldaram a nação.

Em uma carta datada de 1924, o escritor expressou: “É no Brasil que me acontece viver e agora só no Brasil eu penso e por ele tudo sacrifiquei.” A incansável busca de Mário pela essência do país permeou sua vasta obra, incluindo poemas, contos, romances, músicas, estudos, palestras e fotografias. Agora, a escola do bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo, assume a missão de explorar essa trajetória, celebrando e interpretando a riqueza cultural e artística deixada pelo pensador.

A Mocidade Alegre será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro.

Confira o samba-enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2024:

 

Compositores: Biro Biro, Turko, Gui Cruz, Rafa Do Cavaco, Minuetto, João Osasco, Imperial, Maradona, Portuga, Fábio Souza, Daniel Katar e Vitor Gabriel.

Sou dessa terra
Filho da garoa fina
Onde a dura poesia, me fez arlequim
Retalho de um delírio insano
Sagrado e profano, por tantos Brasis
Trilhando caminhos de crença e paz
Dourado é teu chão, oh Minas Gerais!
Eu vi no traço genial
A arte barroca, um dom divinal

Jangadeiro, ê, no banzeiro
No balanço navego teu rio-mar
Pra conhecer o teu sabor Marajó
Tem batuque na gira do Carimbó

Baque virado, marimba na congada
Noite enluarada, no Maracatu da Casa Real
Fechei o corpo no catimbó
No frevo, saudade só
Me embriaguei de carnaval
Oh, Brasiléia Desvairada
Onde a poesia fez Morada
De cada lembrança, escrevo a história
Batizada no samba de Pirapora

O tambor me chamou, pra firmar no terreiro
Em cada verso, sentimento verdadeiro
Bordei um país de felicidade
Na voz da minha Mocidade

Veja as fotos

Divulgação
Divulgação
Divulgação / Ligasp
Divulgação / Ligasp