Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha
Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha

“Mas você é negro?”, diz Perlingeiro, homem-forte do Carnaval, à artista da Portela

Locutor atua como presidente da Liga das Escolas de Samba e está sendo acusado de racismo após fala

Whatsapp telegram facebook twitter

Locutor da apuração das notas do Carnaval carioca há décadas, Jorge Perlingeiro se tornou um dos nomes mais conhecidos da Sapucaí e, mais recentemente, desde 2021, passou a comandar a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa). Um episódio protagonizado por ele nesta segunda (13/11), no entanto, mostra que ele, até hoje, tem muito a aprender sobre a festa — e sobre o povo negro que a compõe -.
 

É que ao apresentar seu podcast Só Se For Agora, em que recebe componentes das escolas de samba, Perlingeiro questionou e ironizou a negritude de Antônio Gonzaga (um dos carnavalescos da Portela). Em sua estreia no Grupo Especial, o artista prepara, para 2024, justamente, um enredo que tem o racismo como o pano de fundo — Um Defeito de Cor, assinado ainda por André Rodrigues, que também é negro -.

A dupla de profissionais estava diante de Perlingeiro, no programa ao vivo para a internet, quando Gonzaga se referiu a ambos como “dois carnavalescos pretos, que estão chegando, trabalhando pela primeira vez juntos”. 

Perlingeiro, então, rebateu: “Você é negro, preto?”, e, ao ouvir uma afirmação positiva de Gonzaga, emendou: “Precisamos jogar uma tinta em você. Você tá muito clarinho. Sua mãe é negra? Seu pai? Os dois? Seu pai é branco? (…) Logo vi. Você não tá com essa negritude toda”. Gonzaga, então, devolveu: “Não, mas eu sou negro, sou de família negra”.

O momento foi visualizado por  internautas no YouTube e o corte deste trecho, em específico, rodou as redes sociais e, numa delas, já ultrapassa as 160 mil visualizações. Nos comentários, Perlingeiro está sendo acusado de ter cometido racismo contra Gonzaga ao questionar a cor e a identidade racial do jovem. 

No estúdio, também estavam Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, e Gilsinho, intérprete da azul e branca de Madureira, na Zona Norte do Rio. Os dois também são negros e estavam entre os convidados.

Aos 29 anos, Antônio Gonzaga desde adolescente se tornou conhecido na folia do Rio pela atuação como compositor de sambas-enredo (com destaque para obras escritas para o Salgueiro) e, em 2023, estreou como carnavalesco na Série Ouro, pela agremiação Arranco do Engenho de Dentro. A qualidade do trabalho rendeu o convite da Portela, que, em fevereiro, será a segunda a desfilar na Segunda-Feira de Carnaval, 12 de fevereiro.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter