Grávidos! Neymar e Biancardi estão esperando novo bebê e realizam chá revelação agora Chá de bebê de Neymar e Biancardi chega ao fim. Saiba sexo da criança! Portal LeoDias adiantou e Biancardi confirmou. Veja vídeo do anúncio! Rachel Sheherazade rompe silêncio sobre volta ao jornalismo e saída da Record
Grávidos! Neymar e Biancardi estão esperando novo bebê e realizam chá revelação agora Chá de bebê de Neymar e Biancardi chega ao fim. Saiba sexo da criança! Portal LeoDias adiantou e Biancardi confirmou. Veja vídeo do anúncio! Rachel Sheherazade rompe silêncio sobre volta ao jornalismo e saída da Record

As sobras da ceia: o melhor horário para comer os doces pós-Natal

Sobras da ceia ficam estocadas

Whatsapp telegram facebook twitter

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.

          Depois do Natal é comum que sobrem doces deliciosos que fizeram sucesso na ceia e no almoço de Natal. Entre pedaços de panetone, fatias de torta, rabanadas e outras sobremesas tradicionais, muitas vezes surge a dúvida: o que fazer com essas delícias que sobraram? Uma ótima opção é congelar esses doces, e a dica de ouro é sempre partilhá-los para exageros não serem cometidos, e para quem quer consumir aos poucos nos dias seguintes ao natal, será que existe um momento ideal para comer um doce sem prejudicar a saúde?

          O horário e as combinações alimentares são fatores fundamentais para evitar os temidos picos de açúcar no sangue, responsáveis pela sensação de cansaço e pela fome que volta mais rápido. Nesse contexto, aproveitar esses doces logo após as grandes refeições, como o almoço ou o jantar, pode ser uma estratégia mais inteligente para quem não quer abrir mão do sabor, mas também se preocupa com o bem-estar.

          Quando consumidos isoladamente, os doces, ricos em açúcares simples, são rapidamente absorvidos pelo organismo. Isso pode provocar um aumento súbito na glicemia, o famoso “pico de açúcar no sangue”. Apesar de oferecer uma sensação inicial de energia, esse efeito é seguido por uma queda brusca nos níveis de açúcar, causando cansaço, fome precoce e, muitas vezes, maior desejo por carboidratos ou outros alimentos doces.

          No entanto, quando ingeridos logo após uma refeição completa – especialmente o almoço – o impacto do açúcar no sangue é reduzido. Isso acontece pela presença de fibras, proteínas e gorduras boas no estômago, que desacelera o processo de digestão e absorção dos carboidratos, evitando o pico glicêmico.

          Embora o jantar também seja uma opção, o almoço se destaca como o melhor momento para consumir doces. Isso porque, além de ser geralmente mais completo e equilibrado, o almoço ocorre mais cedo no dia, dando ao organismo tempo suficiente para utilizar a energia consumida. À noite, o metabolismo tende a desacelerar, o que pode dificultar o gasto calórico e provocar uma má digestão, uma vez que o corpo está se preparando para descansar.

          Para quem deseja se deliciar com os doces que sobraram das festas sem comprometer a saúde, algumas dicas podem ser úteis:

          Prefira pequenas porções: Um pedaço pequeno já é suficiente para matar a vontade sem exagerar nas calorias.
          O equilíbrio é a chave: Consumir o doce não significa que a sua alimentação não é saudável ou você está fora da dieta, siga comendo frutas, legumes e verduras durante o dia
          Compartilhe: Dividir os doces com os entes queridos sempre é uma boa solução e torna o momento ainda mais prazeroso

          Não desperdice, mas consuma com inteligência. Os doces que sobraram das festas podem até ser irresistíveis, mas com essas orientações, fica mais fácil aproveitá-los de forma saudável. Assim, você evita desperdícios e ainda cuida do seu bem-estar, começando o ano novo com mais equilíbrio e prazer à mesa. Afinal, aproveitar os pequenos prazeres da vida – como um bom doce – faz parte de uma rotina saudável.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter