“Vale Tudo”: Bêbada, Heleninha quase matou seu filho durante a infância
Quando a novela das nove da Globo começa, a personagem de Paolla Oliveira estará saindo de um período de seis meses de internação
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O perfil de Heleninha (Paolla Oliveira) pouco vai mudar no remake de “Vale Tudo”. A autora Manuela Dias não alterou o drama da personagem, que será responsável pela morte do seu irmão mais velho e por um incêndio que quase matou o filho, Tiago (Pedro Waddington). A terrível experiência atormenta a memória de Heleninha e, há alguns anos, turbinou o vício no álcool de forma descontrolada.
Quando a novela das nove da Globo começa, Heleninha está saindo de um período de seis meses de internação, determinada a que essa seja a última vez, e a reconquistar a guarda de seu filho Tiago. A autora quer discutir ainda mais o alcoolismo como doença, assunto que não foi tão aprofundado em 1988.
Há anos, ela dirigia bêbada com o terceiro irmão no carro quando bateu o carro e o irmão morreu. Em outra ocasião, também bêbada, incendiou a casa acidentalmente, colocando em risco a vida do filho, então criança. Foi assim que Heleninha perdeu a autoestima e a guarda de Tiago, seu filho, para Marco Aurélio (Alexandre Nero), seu ex-marido.
Na adolescência, Heleninha teve uma fragilidade que a levou a beber, experimentar drogas e se expor a perigos que só os muito privilegiados podem se expor. Por muito tempo, Heleninha acreditou que a arte poderia substituir um bom tratamento de psicanálise, o que a levou a ser uma artista bem-sucedida, com uma vida pessoal disfuncional e, pior, a se apoiar no uso do álcool como catalisador social e amortizador de uma autoestima dilacerada.
Assim, a propensão ao alcoolismo se tornou um vício. Heleninha já enfrentou diversas internações, nas melhores casas de rehab do país e do exterior. O ciclo é sempre o mesmo. Meses internada, meses isolada em casa, até que, ao socializar, Helena volta a beber. Primeiro “socialmente”, até que passa a se expor a situações de perigo e abandono.
O álcool será o grande gatilho que transforma a insegurança de Heleninha em vontade de brigar. A artista de elite, linda e tímida, se transforma em uma mulher que fala alto e com escárnio, desafiando qualquer estrutura de poder – seja sua mãe, Odete (Debora Bloch), seja o dono do bar.
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