Streaming tenta marcar território para ficar mais parecido com a TV aberta
Serviços investem em semelhanças com TVs para competir
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.
É interessante verificar como nesse nosso mundo, aquilo que é paradoxal, no sentido mais puro da expressão, de vez em quando, também resolve entrar em cena.
Por exemplo, agora: diante de algumas medidas tomadas, entre desmantelar produções e extinguir postos de trabalho, verifica-se que algumas emissoras decidiram abdicar dos seus direitos de fazer uma boa televisão.
Limitam-se a cumprir a tabela. As mais desaforadas terceirizam horários, enquanto a maioria, por medo ou incapacidade, prefere não ir além do arroz com feijão, que nem sempre é bem temperado.
Pois bem, na contramão de tudo, é bem descarado o esforço do streaming, por meio de algumas das principais plataformas, em querer, a cada dia, ficar mais parecidas com a TV aberta. Olha só que interessante.
A HBO foi a primeira a embarcar nas novelas. Tem as duas primeiras prontas para estrear no comecinho de 2025 e outras a caminho de disparar suas produções.
A Amazon, via Prime Video, que já possui a Copa do Brasil, foi também em busca dos direitos do Campeonato Brasileiro.
E a Netflix, que recentemente transmitiu uma luta do Mike Tyson, entre outras iniciativas, dá sinais de novos investimentos em várias direções e também no campo esportivo.
Propriedades que por muito tempo podiam ser encontradas só em Globo, SBT, Record, Band e companhia bela, mas que agora começam a se alastrar para outros meios, que demonstram muito mais vontade de fazer as coisas acontecerem. Tudo isso, claro, levantando-se em conta de que este será um dos melhores meios para se evitar a fuga de assinantes.
Evidente que, em se tratando de tudo, também há o desejo de atrair convenientes patrocinadores.
Ou seja, muito daquilo que vai deixando de servir às nossas TVs, por descaso ou ineptidão, o streaming vai se assenhorando e começando a tomar conta. E se apressando em marcar território.
Intriga da oposição
José Luiz Datena, o pai, que hoje estreia no SBT, falando com a coluna, jogou uma pá de cal nesse papo todo de briga com Joel Datena – “é meu filho. Tenho por ele o maior amor desse mundo. E só quero o melhor”.
Os dois, como especial atrativo, a partir de hoje estarão separados por TVs e programas diferentes, concorrendo no mesmo horário. O programa dele irá ao ar de segunda a sexta de 16h45 até 19h45.
Dia ferente
Para quem reclama da falta de competitividade na TV, o quadro do final de tarde montado promete disputas bem interessantes, em se tratando dos programas policiais e meteorológicos.
Datena estreando no SBT, Datena filho no “Brasil Urgente”, da Band, e Luiz Bacci, depois de só uma semana de férias, reassumindo o “Cidade Alerta”.
Cada uma
Quem vê, pensa que no SBT não existem coisas mais importantes para se preocupar.
Não está certo jornalista deixar guarda-chuva secando nas proximidades da redação, mas também não é preciso diretor nenhum ter chilique por causa disso. Vai lá, conversa direitinho, que tudo se resolve.
Aquecimento
O próximo Band Folia já está confirmado, com os seus principais trabalhos convenientemente distribuídos entre as diretoras Paola Novaes, que vai ficar com os desfiles do Rio de Janeiro, e Fernanda Ortiz, em Salvador.
A vinheta para 2025, gravada, tem a participação de intérpretes, puxadores das escolas, cantando a música tema “Tô na Band”.
Organizando
A Record já começou a preparar todo um material para o lançamento da sua nova equipe de esportes, que vai trabalhar nas transmissões do Campeonato Paulista e Brasileiro.
A ideia é fazer um barulho interessante.
Ponto a ponto
A Record trabalha com alguns desenhos para os seus domingos, com vistas ao comecinho de 2025.
Algumas decisões já estão tomadas: além do “Hora do Faro”, o “Domingo Record”, da Rachel Sheherazade, também sairá do ar.
Este é um
Ainda sobre esses modelos de grade da Record para os domingos, existe um que mais agrada a sua direção, já com linhas bem definidas.
Tom Cavalcante vai estrear uma segunda temporada do “Acerte ou Caia!”, aquela gravada no Chile, que terá duração maior que a primeira.
Agora o outro
Já a partir do comecinho de maio, até meados de julho, com o “Power Couple” no ar, os seus apresentadores Rafa Brites e Felipe Andreoli, entrarão, ao vivo, nas tardes de domingo, com uma edição especial do programa, antecedendo o futebol.
O mesmo vai acontecer com Adriane Galisteu, ao vivo também, durante o período de exibição da “Fazenda”. É o que esta santa coluna apurou. Faltam confirmações.
Mea culpa
Sobre o fim do “Domingo Record”, a exemplo do “Hora do Faro” e assim como qualquer outro programa, o culpado nunca é um só.
As falhas foram cometidas por todos. Têm que ser divididas. Ideias mal desenvolvidas e falta de investimentos estão sempre entre as principais.
Reunião
A produtora Seriella, responsável pelas séries bíblicas exibidas na Record, recepcionou na semana passada alguns executivos da tevê colombiana Caracol.
Também por lá, Daniela Busoli, da brasileira Formata.
Motivo do encontro
Com a Formata no meio disso, pode acontecer uma parceria, a partir de 2025. A ideia é traduzir para o espanhol textos de séries ou novelas já exibidas pela Record.
Passo seguinte, gravações desses trabalhos reunindo elencos da Colômbia e do Brasil, aqui e lá. Projeto interessante.
Parcimônia
Acho legal a brincadeira de tocar o sino no SBT. Tem que levar no bom humor mesmo, mas sem cometer exageros. Ou avançar o sinal.
E, lembrar que se a Globo decidisse fazer o mesmo, o barulho seria ensurdecedor.
Bate – Rebate
- Claudete Troiano participou de uma transmissão esportiva da RecordNews, um futebol feminino…
- … Mas foi como convidada. Uma vez só. Não tem qualquer outro vínculo.
- O ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, é o convidado do “Direto ao Ponto”, nesta segunda, 21h30, na TV Jovem Pan.
- As gravações da segunda temporada de “Cangaço Novo”, elogiada série do Prime Video, caminham para o encerramento…
- … Allan Souza Lima e Alice Carvalho são algumas atrações do elenco.
- O pessoal de “A Praça é Nossa” entra na etapa final de gravações para fechar o ano.
- Todos os programas de janeiro serão inéditos, e em fevereiro, a equipe retoma os trabalhos no SBT.
- A reta final das temporadas atuais da franquia “FBI” tem levado o Universal TV à liderança de audiência na TV paga.
- A música “Leva”, escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, está completando 40 anos…
- … E tem uma história em cima dela: foi encomendada originalmente para ser o tema de fim de ano da Band FM…
- … Acontece que Tim Maia ouviu e gostou tanto, que pediu para gravar e virou um hit nacional…
- … Nesse momento nostálgico de regravações, foi feita uma nova versão, com outros artistas, para tema de fim de ano da Band FM. A letra é uma declaração de amor ao ouvinte.
- Na quinta-feira, a TV Rá Tim Bum completa 20 anos e vai comemorar com algumas estreias em sua grade, entre elas várias animações e o programa “Quintal no Museu”….
- … E ainda terá a volta da ‘Maratona Rá Tim Bum’, relembrando programas antigos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.