Polarização da eleição de 2022 no Brasil faz repeteco em Fortaleza com PT x PL em 2024
Candidatos da esquerda e direita se enfrentaram diretamente, assim como nas eleições presidenciais de 2022
Os candidatos de Fortaleza André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) surpreenderam nas eleições municipais e avançaram para o segundo turno, repetindo um confronto já presenciado em 2022, nas eleições presidenciais. Nenhum deles figurava nas pesquisas anteriores às eleições, o que pegou muita gente desprevenida.
As pesquisas, na verdade, indicavam um 2º turno entre José Sarto (PDT), atual prefeito e Capitão Wagner (União).
A força da polarização PT x PL, vivenciada não só em 2018 mas principalmente em 2022, foi transferida para a eleição em Fortaleza. Na época, os partidos se enfrentavam diretamente ao maior cargo político do Brasil, a presidência da República, com a direita ganhando primeiro com Jair Bolsonaro (em 2018) e a esquerda ganhando em seguida com Luís Inácio Lula da Silva (2022).
Agora, o 2º turno será entre dois novatos, que desbancaram o prefeito do 2º turno e um candidato que disputou pela terceira vez a eleição, o Capitão Wagner.
Diante deste cenário e de tudo que aconteceu em São Paulo este ano, com a ramificação do bolsonarismo em personagens como Pablo Marçal, temos que olhar de perto as eleições em Fortaleza, pois ela será um termômetro para os embates do PL x PT no futuro. Aguardemos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.