Lula recebe Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho para exibição de “O Agente Secreto”
Evento especial contou com a presença dos cineastas premiados em Cannes

O Palácio da Alvorada, em Brasília, virou palco de frevó e tapete vermelho na noite desta quinta-feira (7/8), com uma exibição especial de “O Agente Secreto”, vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes. O evento contou com a presença dos premiados Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, que foram recebidos no “Cine Alvorada” pelo presidente Lula, a primeira-dama Janja da Silva e outras autoridades do poder executivo.
O evento ocorre no mesmo dia em que foram sancionados outros dois projetos de leis da esfera cultural: um que marca o reconhecimento do Carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura brasileira; e outro que estabelece o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music.
Veja as fotos
“Como eu fiquei emocionado quando vi Margareth [Menezes, ministra da Cultura] em Cannes. De ver o estado brasileiro se fazendo presente, apoiando esse e outros filmes brasileiros. É emocionante. Os artistas brasileiros representam o povo brasileiro e é bonito de ver que os brasileiros se veem representados na arte brasileira”, discursou Wagner Moura.
O ator, que interpreta o protagonista Marcelo, foi também homenagedo no evento. No festival de cinema francês, o baiano conquistou um feito histório: o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de Melhor Ator.
“Este filme foi feito no Brasil, com recursos brasileiros e com histórias que falam de nós. Levá-lo para Cannes e receber esse retorno do público e da crítica é uma prova de que o Brasil tem muito a dizer ao mundo através da sua arte. Essa noite aqui mostra um respeito muito grande pela cultura desse país”, agradeceu o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, também premiado na categoria de Melhor Diretor.
Pré-estreia em Recife e Brasília
Antes de chegar aos cinemas brasileiros, “O Agente Secreto” irá ser exibido em “cinemas de rua” de duas importantes capitais do país: em duas sessões especiais em Recife, cidade natal do diretor e onde o filme foi gravado; e em Brasília, na abertura da edição especial de 60 anos do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.
Na capital pernambucana, as duas exibições estão marcadas para o dia 10 de setembro, às 19h no Cineteatro do Parque e para as 19h40 no Cinema São Luiz, com presença confirmada do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz, e dos atores Wagner Moura, Maria Fernanda Candido, Tânia Maria, Robério Diógenes, Carlos Francisco, Isabel Zuaa e Laura Lufési.
E na capital federal, o filme será exibido no dia 12 de setembro, com a presença do diretor, da produtora e com parte do elenco. Os ingressos para ambas as exibições especiais se esgotaram segundos após a abertura da venda de ingressos.
Situado em Recife durante a Ditadura Militar em 1977, o filme acompanha o Wagner Moura no papel de Marcelo, um especialista em tecnologia que precisa lidar com fantasmas do passado enquanto foge das autoridades do regime. A estreia no circuito comercial de salas de cinema pelo Brasil será ainda este ano, no dia 6 de novembro.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.