Oscar terá categoria para premiar dublês pela primeira vez em sua história
Academia incluirá categoria dedicada à quem dirige o trabalho de dublês na edição de 2027

Em um movimento inédito, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou que, a partir de 2027, o Oscar contará com uma nova categoria: “Melhor Direção de Dublês”. A decisão foi anunciada por meio de um comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira (10/4).
Segundo a nota assinada pelo CEO da Academia, Bill Kramer, e pela presidente Janet Yang, a introdução da nova categoria é uma forma de reconhecer a relevância e a criatividade dos profissionais responsáveis pelas cenas de ação no cinema.
Veja as fotos
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar esta ocasião memorável”, afirmaram eles, ressaltando que mais de 100 profissionais de dublês são membros do Ramo de Produção e Tecnologia da Academia.
Vale ressaltar que o designer de dublê tem função diferente do dublê, profissional que executa cenas de risco. No caso da categoria que será contemplada, os profissionais planejam, coreografaram e supervisionam cenas. Eles definem como as acrobacias serão feitas e, muitas vezes, lidera uma equipe de dublês.
Esta será a primeira vez que o universo dos dublês receberão visibilidade oficial na maior premiação do cinema mundial, uma demanda antiga de profissionais da área e entusiastas do cinema de ação.
As diretrizes para a elegibilidade na nova categoria ainda serão divulgadas, com previsão para 2027, ano em que o Oscar completa um século de existência.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.