Ao vivo
Gato Preto expõe momento íntimo com Bia Miranda e revolta internautas Advogada de Deolane, Adélia emite nota após acusação de associação criminosa Lore Improta relembra términos com Léo Santana: “Triste, desafiador e angustiante” Veja gráfico dos investigadores que aponta mãe de Deolane envolvida com o tráfico
Gato Preto expõe momento íntimo com Bia Miranda e revolta internautas Advogada de Deolane, Adélia emite nota após acusação de associação criminosa Lore Improta relembra términos com Léo Santana: “Triste, desafiador e angustiante” Veja gráfico dos investigadores que aponta mãe de Deolane envolvida com o tráfico

Botafogo enfrenta CBF, vai à Justiça Desportiva para jogar terça e é derrotado

Clube não aceita mudança anunciada pela CBF no calendário do clube

Depois do polêmico apagão na partida entre Botafogo e Athletico-PR, no último sábado (21/10), o líder do Brasileirão tem um novo problema. Em pé de guerra com a CBF para que não haja mudanças em seu calendário, os cariocas decidiram ir até o fim, entrando com ação na Justiça Desportiva para evitar adiamentos. No entanto, a liminar movida no STJD foi negada no início da tarde desta segunda-feira (21/10). 

No entendimento do órgão, além da CBF possuir a autonomia do Departamento de Competições da CBF para remarcar datas, a desmobilização do Fortaleza para a partida, que deu folga aos seus atletas nesta segunda-feira (22/10) e já planeja a viagem ao Uruguai para disputar a final da Sul-America no próximo sábado (28/10), fizeram o STJD negar o pedido dos cariocas. 
 

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, o Botafogo deixou bem claro que não pretende aceitar a mudança proposta pela CBF, que por meio da entrevista de um dirigente, adiantou a necessidade de mudar a data da partida prevista para acontecer no Castelão, em Fortaleza (CE), nesta terça (24/10).

Botando fogo na CBF
 

A diretoria do Botafogo não perdeu tempo e entrou com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e essa ação, caso seja decidida a favor do clube carioca, por parte do presidente do tribunal, José Perdiz, garantirá de forma emergencial o não adiamento do confronto.
 

Segundo o que foi repassado pela assessoria da CBF para o portal LeoDias, a entidade “até agora cumpriu rigorosamente o que consta no regulamento aprovado pelos clubes em Assembleia realizada no início do ano de 2023”.

Na nota oficial divulgada pelo Botafogo, o clube confronta esse posicionamento da CBF: “Ao longo do dia, o Botafogo enviou à CBF uma série de documentos e ofícios relevantes, como rege o regulamento, atestando que os jogadores estão aptos e habilitados para disputar a referida partida, a despeito do intervalo entre os jogos”, disse o clube.
 

Além da ação impetrada no STJD, o clube indicou aos seus atletas que consultassem o sindicato para ser cumprido todos os regimentos trabalhistas, além da garantia de segurança dos jogadores: 
 

“Os atletas do Botafogo enviaram ofícios à Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol e ao Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro atestando plenas condições de jogo, buscando respaldo das associações representativas da classe para a manutenção da partida”, diz a nota. 

O que diz o regulamento
 

A regulamentação e os processos devidos de um torneio de futebol organizado no Brasil é regido pelo Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, seja o campeonato Estadual, Regional ou Nacional. E, de acordo com esse documento, há divergências que favorecem o posicionamento do Botafogo.

O centro da polêmica é o artigo 25 do RGC, usado pela CBF para adiar a partida entre Fortaleza x Botafogo, baseado na regra em que uma partida não pode ter intervalo inferior a 66 horas. 
 

No entanto, logo no inciso primeiro deste mesmo artigo, a contrariedade vem favorecendo o clube carioca, já que o mesmo diz que regra disposta no artigo 25 “não se aplica aos casos de nova disputa de partidas suspensas”. Assim, não se aplicaria no duelo suspenso pelo apagão, podendo assim a partida entre Fortaleza e Botafogo ser disputada nesta terça (24/10).

Confusão no calendário na reta final do campeonato

A CBF terá de lidar com várias dores de cabeça na reta final de temporada. Além da partida entre Fortaleza e Botafogo, outros dois jogos terão de ser remarcados pela entidade. A partida entre Flamengo e Red Bull Bragantino, que pode ser decisiva na briga pelo título, uma vez que são as duas equipes que estão no encalçoi do Botafogo, foi adiada sem data definida, uma vez que o Maracanã está cedido à Conmebol para final da Libertadores. 

As final de competições continentais também causaram o adiamento de mais um jogo: Fluminense e São Paulo, uma vez que o tricolor carioca joga no dia 4 de novembro contra o Boca Juniors, mesmo final de semana que seria disputada a partida contra o time paulista. 

Veja as fotos

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags:,