CBF: Em reunião a portas fechadas, Ednaldo fala em “golpe” e cobra apoio de federações
Ednaldo Rodrigues convocou federações estaduais às pressas no último final de semana para tratar sobre processos que podem destituí-lo do comando da CBF

Enquanto aguarda a decisão que pode tirá-lo do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues “subiu” o tom com presidentes de federações estaduais presentes na sede da entidade no Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira (13/5). Em reunião marcada às pressas no último final de semana, como revelado pelo Portal LeoDias, o presidente da CBF falou em “golpe” e cobrou apoio dos representantes das federações.
Segundo o jornalista Pedro Ivo Almeida, da ESPN, a reunião, que não contou com a presença de todos os presidentes de federações estaduais, foi vista em tom de “cobrança” por parte dos presentes. Ednaldo teria pedido “união” e diz ser vítima de “ondas de ataques e tentativa de golpe”. Fontes ouvidas por nossa reportagem relataram um tom “ameaçador” do dirigente.
Veja as fotos
Segundo apurado pelo Portal LeoDias, uma das ausências mais sentidas foi do presidente da Federação do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, um dos cotados a assumir a presidência da CBF em caso de queda de Ednaldo Rodrigues. Fontes próximas afirmam que o dirigente teve um compromisso e não pôde estar presente. Ainda assim, Lopes não integra o bloco de apoio a Ednaldo Rodrigues.
Processos no TJ-RJ, no STF e na Comissão de Ética podem derrubar Ednaldo Rodrigues
Atualmente, três processos podem derrubar Ednaldo Rodrigues do comando da entidade. O que pode ter resultado a qualquer momento envolve uma possível falsificação na assinatura do ex-dirigente Coronel Nunes. Atendendo a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a 21ª Câmara de Direito Privado pode anular o acordo.
Uma inspeção judicial com Coronel Nunes havia sido marcada para última segunda-feira (12/5) para averiguar se o ex-dirigente estaria apto a fornecer uma assinatura no documento. No entanto, Nunes alegou, por meio de seus representantes, não “estar bem” e precisou ir ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, passar por exames médicos. A audiência foi cancelada e a Justiça do Rio informou que dará uma decisão sem ouvir o ex-dirigente.
Outro processo que pode derrubar Ednaldo será julgado no Supremo Tribunal Federal no próximo dia 28 de maio. Na referida data, o colegiado do Supremio irá se reunir para julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7580, pedida pelo Partido Comunista do Brasil, que questiona a interferência da Justiça do Rio e do Ministério Público na CBF.
O julgamento pode anular o acordo que garantiu estabilidade política à Ednaldo Rodrigues no começo do ano, como também anular o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o MP que também garante estabilidade a gestão da CBF.
Outro caso que também paira ao redor de Ednaldo Rodrigues são as acusações que foram acatadas pela Comissão de Ética da CBF, assinadas pela deputada federal Daniela Carneiro (UNIÃO-RJ) e pelo vice-presidente da entidade, Fernando Sarney. Ambas as denúncias estão no âmbito da suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.