Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Dominado por europeus, Mundial de Clubes já teve grandes momentos do Brasil. Relembre

O Fluminense será o representante do Brasil neste ano

Whatsapp telegram facebook twitter

O Mundial de Clubes é o torneio da FIFA que reúne todos os campeões continentais ao final do ano. Subestimado por muitos e respeitado pelos brasileiros, o torneio reúne grandes momentos para os clubes nacionais, como São Paulo, Flamengo, Internacional, entre outros campeões mundiais.

Disputado quase sempre na Ásia, o torneio deste ano será na Arábia Saudita e terá como representante brasileiro o Fluminense, campeão da Libertadores. O grande cotado ao título é o Manchester City, campeão europeu, que reúne grandes talentos mundiais, como Haaland e De Bruyne. Já os donos da casa terão o Al Ittihad de Fabinho, Kanté e Benzema como candidato a zebra entre os grandes.

Mundial verde-amarelo

Em décadas passadas, o Mundial era disputado em apenas um jogo, reunindo os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões no Japão, em um torneio de jogo único que ficou reconhecido pela FIFA como Intercontinental, mas para o público em geral, era o Mundial de Clubes.

Mesmo antes de os campeões europeus e sul-americanos se reunirem na Ásia para jogo único, havia uma final com jogo de ida e volta na América do Sul e Europa. Foi assim que o Santos de Pelé e companhia conquistaram os dois primeiros títulos mundiais nos anos de 1962 e 1963, superando o Benfica (POR) do craque português Eusébio, e o Milan (ITA) de grandes nomes como Cesare Maldini.

O primeiro clube brasileiro a levantar a taça no Japão, foi o Flamengo. O rubro-negro comandado por Zico amassou o campeão europeu de 1981, o Liverpool, que perdeu por 3 a 0 e marcou a conquista do único título carioca na competição. Os gaúchos também conquistaram a taça nos anos 80, com vitória do Grêmio de Renato Gaúcho sobre o Hamburgo.

Os paulistas são quem mais venceram a competição, tendo junto ao Santos, o Corinthians bicampeão, além do tricampeão São Paulo, que já chegou a ser líder de títulos entre todos os times. O Palmeiras, único dos quatro gigantes paulistas que não ganhou a competição, alega ser campeão mundial também, com a Copa Rio de 1951, torneio que já chegou a ser reconhecido como “Campeonato Mundial” pela FIFA.

O tricolor paulista, inclusive, repetiu o Santos, ao ganhar dois Mundiais seguidos, entre os anos de 1992 e 1993, sobre Milan e Barcelona, respectivamente. O Corinthians foi o primeiro a ganhar o torneio chancelado pela FIFA, em 2000, onde representantes de todo o Mundo se reuniram no Brasil, onde o Timão, que entrou como campeão do país sede, acabou levando a taça sem ter conquistado antes o continental – a final foi vencida em cima do Vasco, no Maracanã.

O Timão é, inclusive, o último clube da América do Sul a superar o Velho Continente no Mundial. O bicampeonato conquistado em 2012 veio sobre o Chelsea, após o Corinthians conquistar a primeira Libertadores, sobre o Boca Juniors.

Além do clube paulista, o São Paulo e o Internacional também superaram os europeus no atual modelo de Mundial, em vitórias do tricolor paulista sobre o Liverpool de nomes como Steven Gerrard, e o Internacional que bateu o poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Messi e companhia.

Fluminense e o sonho de bater os europeus

Por 10 vezes seguidas, desde 2013, quem levantou a taça do Mundial de Clubes, muitas vezes sobre clubes que superaram os sul-americanos nas semifinais, feito considerado como zebra.

Com o título do Real Madrid (ESP) sobre o Al Hilal (ARA) na última edição, a Europa chegou a marca de 36 títulos, contra 25 da América do Sul – nenhum outro continente conquistou a taça.

Os espanhóis são quem mais venceu a competição, com 12 taças distribuídas entre Real Madrid (8), Barcelona (3) e Atlético de Madrid (1). O Brasil é o segundo na lista, com 10 taças, à frente de Itália e Argentina, ambas com 9. Ao total, foram 12 países que conquistaram o Mundial, sendo a Sérvia e o Paraguai quem menos venceram, com uma taça apenas.

A edição de 2023 será a última no atual formato e o Fluminense chega para “quebrar a banca”. Com o favoritismo do Manchester City de Pep Guardiola, o tricolor se prepara para tentar derrubar os ingleses e o tabu de 11 anos sem taça sul-americana.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter