Ex-jogador Richarlyson comenta racismo com Vini Jr.: “Se sou ele, me recuso a jogar”
Ex-jogador de clubes como São Paulo e Atlético-MG, Richarlyson hoje é comentarista da Globo
Na última quarta-feira (17/1), o portal LeoDias noticiou que um dos casos de racismo sofridos por Vinícius Júnior, foi arquivado. A decisão, segundo o Tribunal Superior de Justiça de Navarra, da Espanha, aconteceu porque a denúncia feita não determinava a identidade dos autores dos crimes, o que indignou o comentarista e ex-jogador Richarlyson, que deu sua opinião em um comentário do perfil deste portal no Instagram.
Segundo o atual contratado da Globo, Vinícius Júnior deveria protestar contra a decisão não entrando em campo para a próxima partida do Real Madrid. “Se sou ele, me recuso a jogar”, disse o ex-jogador, que não fugiu da discussão e “tretou” com vários internautas.
Na lata contra o racismo
Apesar de ter muitos comentários apoiando o ex-jogador, vários haters se posicionaram contra o comentário de Richarlyson. Relembrando seus tempos de campo, quando era um volante aguerrido e que chegava duro, Rick respondeu: “Você já jogou? Já sofreu racismo? Não, né? Então fica quieto, man. Melhor! Não é sobre Vini jr, é sobre sociedade! Menos, né”, disse.
O comentarista ainda respondeu a quem falou que o ex-atleta devia ter feito o mesmo quando supostamente sofreu racismo em campo, mas Richarlyson relembrou que nunca foi alvo de comentários racistas no exercício de sua profissão como jogador: “Faziam o mesmo comigo? Para de falar m#rda, nunca sofri racismo, não vem querer lacrar em cima do meu nome! Segura a emoção, man”, concluiu.
O homônimo do comentarista, o atacante Richarlison, que atualmente defende o Tottenham da Inglaterra e vestiu a 9 da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, foi alvo de racismo em campo há pouco mais de um ano, quando teve uma banana atirada em sua direção após marcar um gol sobre a Tunísia, em amistoso da Amarelinha, disputado em Paris, na França.
Richarlyson e a homofobia
O ex-jogador, apesar da declaração de não ter sofrido com o racismo em campo, é um expoente da luta contra a discriminação no futebol, não só contra o preconceito de raça, como outros problemas que o mundo da bola, infelizmente, compartilha com frequência, como a homofobia – do qual Rick foi alvo por muitos anos.
Em junho de 2022, Richarlyson tornou pública sua bissexualidade, já quando estava aposentado dos campos, mas bem antes disso sofria com o preconceito ao ser apontado como homossexual. Muitos torcedores rivais e até mesmo de clubes do qual atuou, declararam seu ódio de forma clara e sucinta pelo jogador, que sempre se posicionou contra o ódio no futebol.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.