Funcionário pede R$150 mil por falta de pagamento em obra de Gustavo Scarpa
O pedreiro Mario Dias alega não ter recebido quantia devida por construção da pista de skate do jogador em Hortolândia (SP)
O jogador Gustavo Scarpa, atualmente no Atlético Mineiro, está realizando o sonho de construir uma pista de skate em sua cidade natal, Hortolândia, no interior de São Paulo. Enquanto o atleta alcança uma importante conquista pessoal, quem contribuiu para isso vive um pesadelo.
É o caso do pedreiro Mário Dias Santana, que trabalhou durante três meses, entre maio e julho de 2023, na pista do meia ex-Palmeiras, sem registro, recebendo menos que o combinado e com condições insalubres de trabalho. Em entrevista ao portal LeoDias, o empreiteiro afirma que pegou uma obra inacabada e que contribuiu decisivamente para o andamento do projeto.
Veja as fotos
“Cheguei e a obra já tinha começado, mas fiz um trabalho de primeira linha. É difícil fazer pista de skate, com o acabamento retinho. Fiquei três meses lá sem registro, sendo enrolado”, afirma Mário.
A obra foi contratada pelo Instituto Gustavo Scarpa, com prestação de serviço da PUG Skateparks Arquitetura, Engenharia e Comércio. O projeto é de uma “pista de skate nível internacional” na cidade natal do jogador, com o próprio atleta sendo intermediário de recursos por meio da lei de incentivo fiscal.
Por conta das irregularidades, Mário Dias entrou na Justiça contra as partes e pede retroativos para ambas as partes. Para a PUG, ele ainda prestou serviços por mais sete meses para uma pista de skate em Indaiatuba, também no interior paulista. Lá, entre julho de 2023 e fevereiro de 2024, a carteira chegou a ser assinada, mas com valores incompletos e sem o cumprimento dos direitos CLT e dos vencimentos do INSS. Ao todo, o empreiteiro pede R$ 156 mil.
De acordo com o processo, obtido pelo portal LeoDias, Mário alega que Gustavo Scarpa é um beneficiário direto do serviço prestado. Embora tenha sido formalmente contratado pela PUG Skateparks, prestou serviços ao Instituto, configurando uma relação de quarteirização ou terceirização irregular. Outro argumento é a falta de fiscalização quanto aos trabalhadores por parte do instituto do atleta.
Os advogados do empreiteiro ainda acreditam que tanto o Instituto Scarpa quanto os outros réus deveriam responder pelos débitos trabalhistas.
Ainda segundo o processo, Mário ainda alega o não pagamento por horas extras, descumprimentos de horários, tanto diários de 8 horas e de 44 horas semanais. Além de condições adversas como calor extremo e má qualidade dos equipamentos de proteção.
“Se chovia, não nos pagavam. Só o dia que iríamos para a obra. Não pagavam final de semana. Fiquei um ano sob essa condição prestando serviço para a PUG”, afirma Mário.
A futura pista de Scarpa, com área de 3 mil m², será um espaço dedicado a skate, patins e bike, seguindo padrões internacionais. O projeto, desenvolvido pela PUG Skateparks Arquitetura com apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia e do Instituto Gustavo Scarpa, inicialmente tinha entrega prevista para dezembro de 2023. Entretanto, imprevistos atrasaram o cronograma, e a conclusão está programada para ocorrer em breve, segundo apuração do Portal Hortolândia.
O outro lado
“O portal LeoDias entrou em contato com o jogador Gustavo Scarpa e com a PUG Skateparks Arquitetura, Engenharia e Comércio, mas não recebemos um retorno até o fechamento da matéria.
No entanto, o jogador se pronunciou na madrugada desta quinta-feira (4/12) sobre o caso e afirmou que já apresentou sua posição à Justiça: “Gostaria de avisar que já me manifestei à Justiça e sigo aguardando os próximos passos. Infelizmente, o que não falta é gente maldosa querendo tirar proveito do trabalho dos outros… sem novidades”, falou em uma publicação no seu perfil do Instagram.
“O nosso principal objetivo é incentivar o esporte e dar suporte aos adolescentes e crianças da região de Hortolândia e cidades vizinhas. Engraçado que, pra ajudar o Instituto do Scarpinha a pagar pela obra da pista, que será de muita utilidade para várias pessoas, ninguém se prontificou”, explicou.
O atleta ainda aproveitou a nota para divulgar que a inauguração da pista de skate acontecerá na próxima semana e que todos estão convidados. Leia a nota na íntegra:
Meu estafe foi procurado por uma equipe de reportagem.
Pessoal questionou sobre um processo trabalhista relacionado à construção da pista de skate, realizada pelo Instituto Gustavo Scarpa.
Gostaria de avisar que já me manifestei à justiça e sigo aguardando os próximos passos. Infelizmente o que não falta é gente maldosa querendo tirar proveito do trabalho dos outros… sem novidades.
O nosso principal objetivo é incentivar o esporte e dar suporte aos adolescentes e crianças da região de Hortolândia e cidades vizinhas.
Engraçado que, pra ajudar o Instituto do Scarpinha a pagar pela obra da pista, que será de muita utilidade para várias pessoas, ninguém se prontificou.
Aproveitando o tema, na próxima semana, graças a Deus e ao trabalho de bons profissionais, iremos inaugurar a pista e estão todos convidados.”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.