Grupos do Mundial: Palmeiras “leva a melhor” em sorteio e Botafogo vai encarar dois europeus
O Brasil é o país com mais representantes no novo Mundial de Clubes, com Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo
A nova competição da FIFA, o “Super” Mundial de Clubes, que irá ocorrer entre junho e julho de 2025, teve seus grupos definidos nesta quinta-feira (5/12). Os quatro representantes brasileiros conheceram seus adversários, com o Palmeiras tendo a maior “sorte”, já o Botafogo vai encarar dois europeus. Flamengo e Fluminense são os outros dois representantes e também terão pedreiras pela frente.
O Brasil é o país com mais representantes no Mundial de Clubes e teve três representantes no pote 1, que definiu os “cabeças de chave” de cada grupo. O Botafogo, campeão da Libertadores, ficou no pote 3 e é o único brasileiro que irá encarar dois europeus já na primeira fase.
Veja as fotos
O sorteio
O Palmeiras está no grupo A e terá pela frente, logo na estreia, o Porto, de Portugal. Dos clubes que compunham o pote 2 e estava entre as possibilidades para enfrentar o alviverde paulista, o clube português acabou sendo uma das “menos piores”. Em contrapartida, o time de Abel Ferreira terá de encarar o Inter Miami (EUA), de Messi, Luís Suárez e companhia – o Al-Ahly (EGI) completa a chave.
Entre os adversários mais difíceis no pote 2, estava o Chelsea, da Inglaterra, europeu mais bem ranqueado fora do pote 1 e campeão da Liga dos Campeões da Europa em 2021. Esse será o adversário do Flamengo, que está no grupo D – Esperánce Tunisie (TUN) e Léon (MEX) completam a chave.
O Fluminense, que está no grupo F, vai enfrentar o vice-campeão da última edição da Liga dos Campeões da Europa, o Borussia Dortmund, da Alemanha. O sul-coreano Ulsan HD e o sul-africano Mamelodi Sundowns serão os outros adversários do tricolor.
O Botafogo é o brasileiro que teve um sorteio menos favorável e terá pela frente duas pedreiras europeias: PSG (FRA) e Atlético de Madrid (ESP). O Seattle Sounders, dos Estados Unidos, completa o grupo B do alvinegro.
Curiosamente, Palmeiras e Botafogo, que duelam pelo título brasileiro desta temporada e se tornaram grandes rivais nos últimos dois anos, podem se enfrentar já nas oitavas de final do Mundial de Clubes, já que os grupos onde estão já se cruzam na primeira fase do mata-mata.
Veja todos os grupos:
Grupo A:
- Palmeiras
- Porto (POR)
- Al-Ahly (EGI)
- Inter Miami (EUA)
Grupo B:
- PSG (FRA)
- Atlético de Madrid (ESP)
- Botafogo
- Seattle Sounders (EUA)
Grupo C:
- Bayern de Munique (ALE)
- Auckland City (AUS)
- Boca Juniors (ARG)
- Benfica (POR)
Grupo D:
- Flamengo
- Espérance Tunisie (TUN)
- Chelsea (ING)
- León (MEX)
Grupo E:
- River Plate (ARG)
- Urawa Reds (JAP)
- Monterrey (MEX)
- Inter de Milão (ITA)
Grupo F:
- Fluminense
- Borussia Dortmund (ALE)
- Ulsan HD (COR)
- Mamelodi Sundowns (AFS)
Grupo G:
- Manchester City (ING)
- Wydad Casablanca (MAR)
- Al-Ain (EAU)
- Juventus (ITA)
Grupo H:
- Real Madrid (ESP)
- Al-Hilal (SAU)
- Pachuca (MEX)
- Red Bull Salzburg (AUS)
Regras do sorteio:
- A Europa é o único continente que pode ter mais de um time no mesmo grupo;
- Não haverá times do mesmo país no mesmo grupo;
- No pote 2, os quatro mais bem colocados no ranking (Chelsea, Borussia Dortmund, Inter e Porto) necessariamente estarão nos grupos dos times sul-americanos do pote 1 (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River); e
- Inter Miami necessariamente estará no Grupo A, e o Seattle Sounders, no Grupo B.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.