Ivair, o “Príncipe” do futebol brasileiro e ídolo da Portuguesa, morre aos 79 anos
O histórico jogador da Lusa foi “coroado” pelo Rei Pelé como “príncipe do futebol brasileiro”
Um dos maiores ídolos da Portuguesa, Ivair, conhecido como “Príncipe do futebol brasileiro”, faleceu na manhã desta quinta-feira (15/8), aos 79 anos. O ex-jogador morreu vítima de um câncer.
O velório será realizado ainda nesta quinta, a partir das 12h (horário de Brasília), na Avenida Pacaembu, nº 1254. Já o sepultamento será realizado às 17h, no Cemitério da Lapa.
Veja as fotos
Portuguesa se pronunciou
O principal clube de Ivair na carreira, a Portuguesa se pronunciou ainda na manhã desta quinta, lamentando a perda de “um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair”.
“Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair. Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações! Descansa em paz.À familia e amigos o nosso abraço”, diz a nota do clube nas redes sociais.
Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair.
Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações!
Descansa em paz.
À familia e amigos o nosso abraço. pic.twitter.com/MFxJRS2nLZ— Portuguesa ❤️💚 (@Lusa_Oficial) August 15, 2024
Quem foi Ivair?
O “Príncipe” Ivair se tornou um dos grandes nomes do futebol brasileiro na década de 1960 e chegou a ser “coroado” por Pelé, o Rei do Futebol.
“Se eu sou o Rei, esse aqui é o Príncipe”, disse Pelé, após uma partida contra a Portuguesa de Ivair onde o atacante marcou dois dos três gols que deram a vitória da Lusa sobre o poderoso Santos.
Assim como Pelé, Ivair foi pioneiro brasileiro no futebol dos Estados Unidos, atuando ao lado de grandes craques do futebol mundial, como o português Eusébio e o holandês Cruyff.
O “Princípe” também atuou no Corinthians, Fluminense e América (RJ). Suas principais conquistas foram o Campeonato Carioca de 1971 e 1973, pelo tricolor carioca, além de um vice-campeonato Paulista pela Portuguesa.
Após a aposentadoria, chegou a treinar a categoria de base da Portuguesa. Durante sua experiência no comando dos “garotos” da Lusa, trabalhou com Dener, uma das grandes revelações da história do clube.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.