Mano Menezes volta ao Grêmio após 20 anos e assume comando técnico: “Chego pra somar”
Treinador foi anunciado oficialmente para substituir Gustavo Quinteros; Felipão pode ser coordenador

O Grêmio oficializou, nesta segunda-feira (21/4), a contratação de Mano Menezes como novo técnico. O treinador assume o comando tricolor no lugar de Gustavo Quinteros, demitido após sequência de maus resultados, e retorna ao clube após quase 20 anos. Entre 2005 e 2007, ele comandou a equipe nas conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro e dos títulos do Campeonato Gaúcho de 2006 e 2007.
As negociações para o seu retorno se intensificaram nos últimos dias. Após proposta e contraproposta, as partes chegaram a um acordo. Além de Mano, o Grêmio também trabalha nos bastidores para contar com Luis Felipe Scolari, o Felipão, como novo coordenador técnico.
Veja as fotos
“Chego para somar. O Grêmio tem um projeto importante e me sinto motivado para mais esse desafio”, declarou Mano em sua apresentação.
Livre no mercado desde que deixou o Fluminense, no fim de março, Mano Menezes vinha sendo um dos treinadores mais experientes disponíveis. Importante lembrar que ele chegou a ser o nome mais cotado para assumir o comando da Seleção Brasileira. Após a Copa do Mundo do Catar, em 2022, foi apontado como forte candidato a suceder Tite.
Na ocasião, o comentarista Caio Ribeiro afirmou no “Domingol com Benja” que Mano Menezes seria o novo treinador da Seleção, em uma eventual parceria com Andrés Sanchez, cotado para ser diretor da CBF. “Não é nem só opinião, é informação. Mano Menezes será o próximo treinador brasileiro numa dobradinha com Andrés Sanchez, que será o próximo diretor da seleção brasileira”, disse Caio. Segundo ele, as conversas já estavam em estágio avançado.
Apesar da expectativa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negou a informação, e o próprio Mano Menezes também afastou a possibilidade. A entidade segue indefinida quanto ao comando técnico da Seleção, com as atenções voltadas para a possível contratação de um treinador estrangeiro. Entre os nomes especulados, Carlo Ancelotti e Jorge Jesus aparecem como os mais cotados.
Histórico na Seleção Brasileira
Mano Menezes já comandou a Seleção Brasileira de 2010 a 2012, após a saída de Dunga. No período, buscou renovar o time com jovens como Neymar e Ganso, mas teve resultados abaixo das expectativas. Foi eliminado nas quartas de final da Copa América de 2011 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Em 40 jogos, acumulou 27 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Mano foi demitido em novembro de 2012, mesmo após vencer o Superclássico das Américas contra a Argentina.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.