Tribunal de Roma define data para julgar extradição de Carla Zambelli; entenda Número de deputados acusados por obstrução na Câmara sobre para 15. Saiba quem
Tribunal de Roma define data para julgar extradição de Carla Zambelli; entenda Número de deputados acusados por obstrução na Câmara sobre para 15. Saiba quem

“Nã nã nã”: música da Copa de Clubes surgiu da união do eurodance com canto de torcida

Música de abertura da competição, que virou febre entre torcedores, é uma releitura da faixa "Freed From Desire", da cantora italiana Gala; A música conquistou estádios europeus nos anos 2010

Whatsapp telegram facebook twitter

Ouvir Notícia

00:00 | 00:00

A música tema da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023 é uma versão de "Freed From Desire", hit eurodance dos anos 90 da cantora Gala. A música ressurgiu no futebol em 2016, quando um torcedor do Wigan Athletic a adaptou para homenagear o atacante Will Grigg. A versão, "Will Grigg's on Fire", viralizou e se tornou um cântico popular em estádios, sendo adotada para celebrar títulos por times como PSG, seleção portuguesa e Tottenham. Apesar de feliz com o sucesso da música no futebol, Gala admite um "sentimento dividido" pela alteração da letra original.

          “Nã nã nã nã nã nã nã”: se você está acompanhando a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com certeza já se pegou cantarolando a música da vinheta de abertura da transmissão oficial da competição. Acontece que a faixa tem uma profunda conexão com o futebol e… com o eurodance!

          A música de abertura é nada mais, nada menos que uma releitura da música “Freed From Desire”, da cantora italiana Gala Rizzato, um dos maiores nomes da eurodance da década de 90. A faixa, lançada em 1996, conquistou as boates europeias nas décadas de 90 e 2000, mas ressurgiu, no meio do futebol, de uma forma inusitada.

          Veja as fotos

          Will Grigg viralizou ao virar homenagem com a música "Freed From Desire" / Reprodução
          Will Grigg viralizou ao virar homenagem com a música "Freed From Desire" / Reprodução
          Gala Rizzatto, autora de "Freed From Desire", música de abertura da Copa do Mundo de Clubes / Reprodução
          Gala Rizzatto, autora de "Freed From Desire", música de abertura da Copa do Mundo de Clubes / Reprodução
          Reprodução/Portal LeoDias
          Portal LeoDias marca presença na Copa do Mundo de Clubes da FifaReprodução/Portal LeoDias
          Gilvan de Souza/Flamengo
          Gilvan de Souza/Flamengo
          Mundial de Clubes terá cobertura especial da Globo / Reprodução
          Mundial de Clubes terá cobertura especial da Globo / Reprodução

          “Will Grigg’s on Fire” 

          Em 2016, o Wigan Athletic, clube que disputava a terceira divisão do campeonato inglês, contratou o atacante norte-irlandês, Will Grigg para comandar o ataque na tentativa da tradicional equipe para subir de divisão. O atacante teve impacto imediato e marcou 25 gols na campanha que, não só confirmou o retorno do Wigan à segunda divisão, como também deu o título da competição à equipe.

          Inspirado, um torcedor da equipe, chamado Sean Kennedy, resolveu homenagear o atacante e publicou, em maio de 2016, um vídeo no YouTube, entitulado “Will Grigg’s on Fire”. No vídeo, o torcedor fazia uma mescla com as músicas “Girl On Fire”, de Alicia Keys, e “Freed From Desire”, de Gala. O vídeo rapidamente virou um meme e conquistou todo um país.

          O cântico passou a ser usado pela torcida do Wigan nas arquibancadas e ganhou versões entre as demais torcidas da Inglaterra. Jamie Vardy, do Leicester, Rodri, do Manchester City, e entre outros craques. Após viralizar e conquistar todo um continente, o torcedor do Wigan, Sean Kennedy, ganhou de presente do presidente do clube ingressos para todos os jogos da equipe na temporada 2016-2017.

          Will Grigg chegou a reclamar de só ser lembrado pela faixa e não pelos gols 

          Apesar da homenagem, o atacante Will Grigg chegou a reclamar de ser apenas lembrado pela música e não pelos gols. Em uma entrevista de 2021, o atacante deixou claro que a música em si não tinha problemas e sim o fato de seu futebol ter virado um “meme”.

          Atualmente, o atacante está com 33 anos e segue em atividade, jogando pelo Chestersfield, da quarta divisão do futebol inglês.

          “Freed From Desire” virou faixa para comemorar títulos na Europa 

          Desde a viralização, a música da italiana virou uma faixa padrão em partidas disputadas em solo europeu. Mais recentemente, jogadores do PSG, ao conquistar a UEFA Champions League, de Portugal, ao vencerem a UEFA Nations League, e do Spurs, campeões da Liga Europa, foram vistos cantando a faixa a plenos pulmões com os troféus em mãos.

          Gala admitiu ter “sentimento dividido” com música viralizada

          Apesar de se sentir lisonjeada com o fato de uma música sua ser usada na arquibancada, ela admitiu um leve incômodo pela alteração da letra.

          “Eu estou feliz de que a energia da música e o espírito, que é o que as pessoas sentem, seja usado para encorajar um atleta a marcar um gol. É legal, porque significa que a energia da música e a intensão por trás da música, dá um espírito de, você sabe, não só vitória, mas um espírito de coragem e força (…) O disco Come to Life, com a música Freed from Desire, eu escrevi tudo. Então significa muito que as pessoas gostem, significa mais porque significa que elas amam o que eu escrevi, o que eu quis dizer. Então eu me preocupo muito com as minhas músicas, de muitas formas. Então, enquanto por um lado eles mudam sua letra, não tem o significado original. Como compositora é claro que eu prefiro a minha música, mas eu estou feliz”, disse, em entrevista à ESPN, em 2018.

          Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte!Acesse clicando aqui!

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter