Neymar, Gabigol e estrelas do futebol brasileiro protestam contra grama sintética
Além dos atacantes, Thiago Silva, Philippe Coutinho, Alan Patrick, Lucas Moura e diversos outros jogadores se manifestaram contra gramados sintéticos no futebol brasileiro

Um movimento organizado por jogadores de times que disputam o campeonato brasileiro bombou na web na manhã desta terça-feira (18/2). Atletas como Neymar (Santos), Gabigol (Cruzeiro), Thiago Silva (Fluminense), Philippe Coutinho (Vasc0), Lucas Moura (São Paulo), Memphis Depay (Corinthians) e Alan Patrick (Internacional) protestaram contra estádios com gramado sintético no futebol brasileiro.
Em um comunicado conjunto, atletas afirmaram que o uso da grama artificial em estádios vai na contramão do que é implementado em grandes ligas do futebol mundial, além de exigirem dos organizadores dos campeonatos uma padronização de qualidade dos campos.
Veja as fotos
Entenda o movimento
O movimento surge após um crescimento de equipes que implementaram a grama sintético em seus estádios. Times da primeira divisão como o Palmeiras (Allianz Parque) e Botafogo (Nilton Santos) já possuem grama sintética em seus estádios há alguns anos. O Athletico Paranaense (Arena da Baixada), que caiu para 2ª divisão no ano passado foi a primeira equipe a implementar a grama sintética em seu estádio. Outros times como o Atlético-MG (Arena MRV) e o Santos (que joga na Vila Belmiro e estuda a construção de um novo estádio) já aventaram a possibilidade de troca de gramado.
Clubes alegam que a alta quantidade de partidas no Brasil e as constantes diferenças climáticas em determinadas regiões do país impõem a necessidade da implementação da grama sintética. A realização de eventos também é uma justificativa. O Palmeiras, por exemplo, divide, por contrato, com a WTorre a realização de shows periódicos no estádio.
Alguns estudos acadêmicos apontam para o aumento de lesões em atletas que atuam em grama sintética. Jogadores que atuam ou atuaram no Brasil e outros países onde há a presença de campos sintéticos já colocaram em contrato que não irão atuar em partidas onde há estádios com grama sintética. Neymar, Luiz Suárez, quando atuou no Grêmio em 2023, e atualmente no Inter Miami, e Lionel Messi, também jogador da equipe norte-americana, possuem essas imposições contratuais.
Por mais que a FIFA permita, as principais ligas de futebol do mundo como a Premier League (Inglaterra), a La Liga (Espanha) e a Bundesliga (Alemanha) proíbem gramados sintéticos em seus estádios. No caso da Alemanha, por exemplo, durante o mês de janeiro, onde há alta incidência de nevadas no país, o campeonato nacional chega a ser paralisado para preservação da qualidade dos campos.
Leia o comunicado emitido pelos atletas em conjunto
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.
Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.
Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.
FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”
Veja os jogadores que se manifestaram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram

Gabigol se manifestou contra grama sintética no Brasil / Reprodução
Ver esta publicação no Instagram
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.