Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha
Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha

Novo estádio do Vasco terá destaque para luta antirracista dos Camisas Negras

Projeto deve acomodar também cerca de 50 mil torcedores nas arquibancadas

Whatsapp telegram facebook twitter

O novo projeto para São Januário, histórico estádio do Vasco, foi assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro e a reforma que deverá comportar 47.383 mil torcedores tem destaques importantes, como o complexo esportivo e a homenagem aos Camisas Negras – elenco histórico do clube -.

 

O Vasco ainda espera do aval positivo da Câmara dos Vereadores, que avaliará o potencial construtivo e em meio a isso o GE.com divulgou os documentos entregues à prefeitura, como o projeto arquitetônico junto com memorial descritivo, orçamento e projeção de receitas do novo local.

 

“Camisas negras que trago na memória”

 

A grande mudança no estádio será na arquibancada, projetada para que não tenha cadeiras, ou seja, o torcedor vai ficar de pé. O setor será popular, reservando a maior capacidade do estádio e também os ingressos mais baratos, sendo todo o desenho projetado em homenagem ao elenco que fez história no Vasco há 100 anos, os Camisas Negras.

 

Em 1923, os jogadores do Vasco lutaram contra o racismo e o elitismo no futebol carioca, conquistando o primeiro título estadual da história do clube. Conhecido por ser pioneiro na inclusão de jogadores negros no futebol brasileiro, o Vasco ficou marcado como um clube das lutas sociais e os jogadores daquela época – que usavam camisas totalmente pretas – ganharam a alcunha de Camisas Negras.

 

Novo São Januário

 

O Vasco fará várias referências a história do clube, como na fachada norte (Esplanada), onde o clube vai utilizar 10 mil m2 da sua área, abrindo seu terreno ao público, sem barreira de acesso, voltada para a comunidade da Barreira. Nessa parte, estará estampada a Resposta Histórica de 1924, gravada em pedra.

 

O projeto externo do estádio faz referência aos azulejos portugueses e a símbolos vascaínos. Já na Rua Ricardo Machado, o plano é fazer um painel com imagens de grandes ídolos do Vasco.

 

Sobre a histórica fachada principal, o projeto arquitetônico foi idealizado para ela ser mais moderna, porém nada será acrescentado desproporcional ao tamanho da fachada.

 

Na torre à esquerda ficará uma área para eventos, podendo gerar renda ao clube, um restaurante e pavimento administrativo e camarotes, todos com varanda. Na torre à direita ficarão a loja do Vasco, outro restaurante e um museu que vai encorpar a sala de troféus. O acesso será pelos quatro lados, todos com acessibilidade universal.

O estádio de São Januário foi construído por “negros e operários”, como diz uma das músicas da torcida vascaína. Inaugurado em 1919, já foi o maior do Brasil, sendo palco de grandes momentos da história brasileira, como a assinatura do salário mínimo pelo presidente da época, Getúlio Vargas, além de festas cívicas como o Dia da Independência e o Dia do Trabalho.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags:
Whatsapp telegram facebook twitter