Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta uniformes da delegação para as Paralimpíadas de Paris
Os uniformes tem foco na acessibilidade, como detalhes em braile e alças ergonômicas
O Time Brasil que estará representando o país nas Paralimpíadas de Paris conheceu os uniformes da delegação na última segunda-feira (12/8). Os trajes foram criados com foco na acessibilidade, conforto e estética, incluindo sandálias com puxadores, alças ergonômicas e roupas com etiquetas e detalhes em braile.
A delegação brasileira será a maior da história das Paralimpíadas, com 279 atletas. No próximo dia 28, todos eles estarão juntos na Champs-Élysées para o desfile da cerimônia de abertura, que será realizado pela primeira vez fora de um estádio.
Veja as fotos
Os uniformes e as Paralimpíadas
O grupo que conheceu os novos uniformes inclui Edênia, de 37 anos, que irá disputar a competição pela sexta vez, mas também o caçula da delegação, Vitinho, de 16 anos.
“Vou passar pela Champs-Élysées. É um sonho! Vai ser lindo, incrível, não vejo a hora de chegar o dia”, conta o nadador Vitor Almeida.
Sobre o uniforme, os atletas elogiaram o trabalho do Comitê Paralímpico: “O comitê trouxe essa proposta, no próprio uniforme, de conforto. Então, acho que a galera vai gostar bastante”, disse a nadadora Edênia Garcia sobre o conforto dos uniformes.
“Eu falo para você que a gente vai ver uma seleção extremamente cheia de brasilidade, da cabeça aos pés. Vai ter muitos sorrisos na abertura e muitas medalhas”, acrescentou.
Já Vitor, elogiou a acessibilidade proposta nos uniformes: “Ajuda muito ter um uniforme todo pensado para nossa acessibilidade. É um uniforme muito bonito, achei muito legal”, disse.
Delegação brasileira
Com recorde de representantes, a delegação brasileira começou a embarcar para a capital francesa na última segunda-feira (12/8). Os representantes do tênis, remo e vôlei sentado são os primeiros a partir em viagem, totalizando 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.
A ida de todos os atletas será feita de forma escalonada, em 12 datas diferentes. Depois dos representantes que embarcaram nesta segunda, será a vez dos representantes do tiro com arco, nesta terça.
No dia 14, representantes do ciclismo e goalball viajam juntos para a França. Mais 46 atletas com deficiência, além de comissões técnicas e staffs, da natação, badminton e taekwondo, vão se deslocar à Europa em 15 de agosto.
Ao total, serão 279 competidores, sendo 254 esportistas, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Essa é a maior delegação paralímpica do Brasil para os Jogos.
Chegando em Paris, as primeiras equipes irão fazer uma aclimatação na cidade de Troyes, cerca de 160km de distância da capital francesa. No dia 21 de agosto, uma semana antes da cerimônia de abertura dos Jogos, a delegação vai para a Vila Paralímpica.
Ao todo, 22 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no Estado de São Paulo. São 71 dos 254 convocados, ou 28% do total da equipe brasileira que disputará a competição.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.