Que bagunça! Copa do Mundo de 2030 será em 6 países e 3 continentes
Escolha da FIFA foi anunciada nesta quarta-feira (4/10)
A decisão da FIFA em relação a Copa do Mundo de 2030 está dando o que falar. A competição que marcará os 100 anos do torneio mais importante do futebol será pela primeira vez realizada em seis países, abrangendo três continentes e levantando polêmicas sobre essa decisão.
A decisão foi tomada no conselho da entidade nesta quarta-feira (4/10). O presidente da FIFA, Gianni Infantino, justificou a escolha como uma forma de “unificar” o esporte e relembrar o centenário da competição, que teve sua primeira edição realizada no Uruguai: “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”.
A atual gestão da entidade já tinha levantado questionamentos ao mudar o formato da Copa do Mundo, aumentando de 32 para 48, modelo que estreia na Copa do Mundo de 2026, a primeira a ser sediada por mais de três países: Canadá, Estados Unidos e México.
Entenda como funcionará a distribuição de jogos
Oficialmente, os países sedes da Copa do Mundo Centenário de 2030 serão os europeus Portugal e Espanha, junto ao Marrocos, da África. No entanto, mais três países do outro lado do Mundo receberão partidas: Uruguai, Argentina e Paraguai, na América do Sul.
Em meio a disputa política pela escolha, os países sul-americanos não estavam bem cotados para serem escolhidos oficialmente. Uruguai e Argentina, finalistas da Copa do Mundo de 1930, a primeira da história, cobravam a escolha para 2030 como uma sinalização histórica, por isso, conseguiram tirar uma casquinha.
O Uruguai, país que sediou a primeira Copa do Mundo, será a sede de abertura da Copa do Mundo Centenário, já a Argentina, sediará uma partida e o Paraguai, país do presidente da Conmebol e onde está localizada a sede da entidade máxima do futebol sul-americano, acabou se dando bem e também sediará uma partida, depois disso as seleções terão de cruzar o Atlântico para as partidas na África e Europa.
Quem se deu mal foi o Chile, único país que havia se aliado ao Uruguai, Argentina e Paraguai como possível sede e ficou sem uma “casquinha” na Copa do Mundo de 2030. Aliás, a campanha dos quatro sul-americanos tinha o homônimo de CHUPAR, o que viralizou muito entre o “pessoal da quinta série” que habita a internet.
Agora, resta saber como ficará as Eliminatórias para a Copa do Mundo na América do Sul, já que entre as 10 seleções do continente, três já estarão classificadas diretamente e outras seis vaga serão decididas entre 7 países – aliás, mesmo quem ficar em sétimo, pode se classificar pela repescagem, ou seja, a América do Sul pode ter 10 de 10 países na Copa do Mundo de 2030.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.