Zubeldía encerra passagem no São Paulo e clube avalia retorno de Crespo
Técnico argentino pediu demissão após nova sequência de maus resultados; ex-campeão paulista em 2021 é o favorito para retornar ao MorumBIS

Luis Zubeldía não é mais o técnico do São Paulo. O treinador argentino entregou o cargo em reunião realizada nesta segunda-feira (16/6), após pouco mais de um ano à frente da equipe. A decisão foi comunicada à diretoria tricolor dias depois da derrota por 3 a 1 para o Vasco, no Morumbis, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão.
Apesar de, naquele momento, ter sido convencido a permanecer, o técnico reconsiderou a continuidade no cargo e decidiu encerrar o vínculo por iniciativa própria. Segundo informou o colunista Arnaldo Ribeiro, no Posse de Bola, o anúncio oficial da saída deve ser feito em breve.
Veja as fotos
Zubeldía comandou o São Paulo em 85 partidas, desde abril de 2024. O retrospecto foi de 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
Desempenho sob comando argentino
O treinador levou o São Paulo até as quartas de final da Copa Libertadores e da Copa do Brasil em 2024. Já em 2025, alcançou a semifinal do Campeonato Paulista, sendo eliminado pelo Palmeiras em partida marcada por polêmicas de arbitragem.
Na atual edição da Libertadores e da Copa do Brasil, o time caiu nas oitavas de final. O desempenho mais preocupante, no entanto, foi no Campeonato Brasileiro: apenas 12 pontos conquistados em 12 jogos, com o time a um ponto da zona de rebaixamento.
Diante da sequência negativa, Zubeldía voltou a considerar deixar o comando técnico, algo que já havia cogitado anteriormente. Desta vez, optou por não seguir, mesmo com nova tentativa da diretoria de convencê-lo a continuar.
Lesões e divergências internas no clube
A diretoria do São Paulo atribui parte do desempenho irregular às recorrentes lesões de jogadores importantes. Calleri, Lucas Moura e Oscar, considerados líderes do elenco, perderam boa parte da temporada até aqui.
A expectativa de alguns dirigentes era de que o time reagisse após a pausa do Super Mundial de Clubes, com o retorno dos atletas lesionados. No entanto, setores do clube entendem que, mesmo com força máxima, Zubeldía não conseguiu fazer o time apresentar um futebol convincente.
Crespo é o principal alvo
Sem margem orçamentária para contratar treinadores empregados devido às multas rescisórias envolvidas, o São Paulo busca uma alternativa viável no mercado. O nome mais cotado neste momento é Hernán Crespo.
Livre no mercado, o técnico argentino é bem visto internamente por seu histórico no clube, foi campeão paulista em 2021 e deixou boa impressão no ambiente do Morumbis. A diretoria vê sua possível volta como uma solução de custo acessível e identidade com o torcedor.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.