Vítimas da manipulação de jornalista para conseguir entrevista com Diana são indenizadas
Após anos, o ex-motorista da princesa que foi acusado 30 anos atrás de vazar informações sobre a família real, é indenizado
A BBC se viu forçada a reconhecer o erro após anos de silêncio e manipulação envolvendo a famosa entrevista com a Princesa Diana, conduzida pelo jornalista Martin Bashir em 1995. Em um relatório recente, a emissora britânica admitiu que Bashir usou métodos enganosos para conseguir a tão polêmica conversa com Diana, incluindo a falsificação de documentos.
Esses documentos fraudulentos, apresentados ao irmão de Diana, Charles Spencer, sugeriam que o ex-motorista da princesa estava vazando informações sobre a família real, o que levou à demissão de Steve Davies, o motorista.
Veja as fotos
Leia Também
Após uma investigação conduzida pelo ex-juiz John Dyson, a BBC reconheceu que a entrevista foi obtida por meios antiéticos e prejudiciais, não apenas para Diana, mas também para os envolvidos diretamente na história, como Davies.
Como consequência, a emissora pagou uma indenização a Davies, por ter sido demitido injustamente com base nas mentiras de Bashir. Em um comunicado oficial, a BBC se desculpou publicamente pela falha e reconheceu que a maneira como a entrevista foi obtida não reflete os padrões de ética jornalística que a emissora deveria seguir.
O jornalista Martin Bashir, agora afastado da BBC, admitiu a falsificação dos documentos, mas manteve que esses não influenciaram a decisão de Diana em dar a entrevista. Apesar disso, a BBC se desculpou com a família real e com as vítimas diretas desse esquema.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.