Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça
Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça

Entenda o que pode ter gerado malformação em filho de Zé Vaqueiro

Portal conversou com a médica especialista em reprodução humana, Dra. Carla Iaconelli, sobre alteração cromossômica

Whatsapp telegram facebook twitter

Nesta quarta-feira (26/7), o cantor Zé Vaqueiro emitiu um comunicado oficial informando que seu filho, que nasceu na última segunda-feira (24/7), Arthur teve de ser internado em uma UTI por conta de uma “malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13”. 

Para entender um pouco mais sobre o que pode ter acarretado a condição do filho do cantor, o portal LeoDias conversou com a médica, especialista em reprodução humana, Dra. Carla Iaconelli. 

Alteração cromossômica 

Segundo a médica, a alteração é chamada de “aneuploidia fetal”, quando há uma alteração quanto ao número de cromossomos. “É quando tem uma contagem de cromossomos que não é o normal. O normal são 46 cromossomos, sendo dois sexuais. As mulheres são XX e os homens XY”. 

Carla Iaconelli explica que estas alterações são mais frequentes do que se pensa: “Para se ter uma ideia, mulheres acima de 35 anos tem metade de seus embriões formados com aneuploidias”. 

No entanto, a médica esclarece que, caso a gestante opte por um processo de reprodução assistida, há possibilidade de se realizar uma biópsia dos embriões, evitando assim que a fecundação ocorra com aneuploidias: “É uma doença evitável, se fizermos a partir da reprodução assistida”. 

Iaconelli também deixa claro que, ao passar dos anos, é mais provável que as mulheres apresentem embriões com estas alterações: “A partir de 38, é comum que as gestantes tenham a maioria de seus embriões com aneuploidias. De 70% a 80% de seus embriões com alterações. A partir de 45 anos, a taxa aumenta para 90%”. 

Síndromes causadas por estas alterações

A médica também complementa que algumas síndromes podem ser causadas por estas aneuploidias: “Uma delas é a síndrome de Down. É o resultado de um bebê que tem três cromossomos 21.”

No caso do filho de Zé Vaqueiro, ele possui a síndrome de patau, que ocorre após a ocorrência de três cromossomos 13. Segundo a médica, tal condição pode reduzir bastante a expectativa de vida. 

“Os bebês nascem, mas a expectativa de vida é menor, pois as alterações acabam sendo maiores”, explicou.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter