Especialistas explicam quadro de saúde de Kayky Brito
Para explicar o caso, o portal LeoDias conversou com o hematologista Dr. Daniel Nogueira e com o neurologista Dr. Sérgio Jordy
Desde o último sábado (2/9), quando o ator Kayky Brito foi atropelado e internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com politraumatismo corporal e traumatismo craniano, internautas passaram a acompanhar o desenrolar da situação e torcer pela recuperação do ator. Para explicar e esclarecer dúvidas sobre o caso, o portal LeoDias conversou com o hematologista Dr. Daniel Nogueira e com o neurologista Dr. Sérgio Jordy.
Segundo o especialista Dr. Daniel Nogueira, politraumatismo trata-se de múltiplas lesões no corpo, que podem afetar órgãos e causar uma série de complicações graves.
“Politraumatismo é como chamamos quando existem múltiplas lesões no corpo causadas por um ou mais fatores externos como grandes impactos por um acidente, pancadas, quedas, atropelamentos, etc… Casos de politraumatismo podem causar lesão em órgãos, além de insuficiência renal, convulsões, fraturas e sangramentos, podendo levar ao óbito do paciente”, contou o médico.
“Quando existe o politraumatismo, a vítima tem que ser levada imediatamente para o serviço de pronto socorro, pois a demora do atendimento, pode trazer graves consequências ao paciente, caso as lesões não sejam controladas. Se houver demora, o quadro pode ser irreversível”, completou.
Já sobre o traumatismo craniano, o especialista explicou que é ainda mais delicado.
“No caso do cérebro, que é um órgão ainda mais sensível, os cuidados são prioridade pois podem haver sangramentos, demos e a formação de coágulos”, explicou.
Ao ser questionado se existe a possibilidade de Kayky Brito ficar com algum tipo de sequela, o médico afirma que é possível se recuperar por completo.
“É possível o paciente se recuperar desses traumatismos com tratamentos e fisioterapias, mas também há casos em que não é possível a recuperação total, existindo a possibilidade de sequelas. Tudo depende do grau das lesões e dos danos cerebrais”, disse.
Questionado sobre quais são as possíveis sequelas que um paciente com esse quadro pode apresentar, Dr. Daniel Nogueira contou: “Não sair do coma, o que ocorre quando a pessoa tem tantas lesões cerebrais que não consegue mais recobrar a consciência; Sequelas físicas: recuperação da consciência mas limitações de mobilidade, na fala e etc… Sequelas cognitivas: dificuldade de memória e raciocínio”.
Também em entrevista ao portal LeoDias, o neurologista Dr. Sérgio Jordy, da Rede D”/OR, explicou qual a importância de manter um paciente com o quadro como o de Kayky em coma induzido.
“A importância está em como a sedação auxilia na recuperação do cérebro com a lentificação do funcionamento do cérebro induzida pelo coma. Deixar o cérebro em repouso ajuda na recuperação”, disse o neurologista.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.