Quadro clínico de Faustão exigia prioridade na fila, diz especialista
Dra. Stephanie Rizk, médica cardiologista, explicou detalhes sobre o caso do apresentador
Fausto Silva recebeu um novo coração neste domingo (27/8), pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador estava internado desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise, na espera por um transplante de coração.
Em conversa com o portal LeoDias, a Dra. Stephanie Rizk, médica especialista em Transplante Cardíaco e Coração Artificial (Rede D’Or e Hospital Sírio-Libanês) explicou que o quadro de saúde dele o colocava como prioridade na fila de transplantes, o que se comprovou com a rapidez da chegada do novo órgão.
“Não existe a mínima possibilidade de alguém furar a fila do SUS, pois todas as equipes de transplantes do Brasil têm a mesma lista, e todos sabem quem são os prioritários, ou os que estão no topo da lista”, informou a profissional.
“O que acontece, é que é preciso haver uma compatibilidade de tipagem sanguínea e outros fatores para que o órgão seja transplantado naquele paciente”, esclareceu Rizk, também membro da Cardio-Oncologia do InCor/ICESP FMUSP.
A cirurgia feita em Faustão ocorreu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia. Um boletim médico divulgado pelo hospital informou que a cirurgia foi realizada com sucesso. O apresentador permanece na UTI, “pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.