Rei, conde, duque, Sir e mais: conheça todos os títulos reais
Portal LeoDias vai explicar a quem se refere cada uma das nomenclaturas
A realeza tem muitas particularidades, inclusive em se tratando de como se referir a alguém. Por exemplo, tem a rainha consorte, lorde, sir e vários outros nomes que podem ser considerados pronomes de tratamento para essa elite. Mas você já parou para pensar na definição de cada uma dessas palavras? A reportagem do portal LeoDias vai explicar.
Rei/rainha reinante
O principal cargo de uma realeza é, claro, o rei/rainha. Aqui o membro da família herda o trono por hereditariedade. Isso acontece quando o monarca morre ou abdica o cargo. O atual monarca à frente do Reino Unido é o Rei Charles. O próximo na linha de sucessão é o príncipe William.
Veja as fotos
Rei/rainha-consorte
Se o reinante é quem “manda”, o consorte tem um papel mais institucional. Se refere a pessoa com quem o monarca está casado. A pessoa que recebe esse título pode pertencer a alguma família real, aristocrática (aquela que tem ligação com a realeza) ou plebeia, comum do povo. Atualmente, a rainha-consorte do Reino Unido é Camilla, esposa do Rei Charles.
Rainha-mãe
O nome é autoexplicativo. Trata-se da mãe que deu a luz a um rei/rainha reinante. Em geral, é a antiga “consorte” da corte.
Duque/duquesa
É o segundo título com maiores poderes depois do rei/rainha. Esse também é o título mais alto que um “mero mortal” pode alcançar. Normalmente, é atingido por comandantes militares e filhos ou parentes do rei.
Marquês/marquesa
Esse título é o segundo mais importante e trata-se de um homem/mulher de alta confiança do rei para a administração de algum território.
Conde/Condessa
Trata-se do terceiro na hierarquia dos títulos. O nomeado era responsável por administrar uma província do reinado e assessorar o rei ou a rainha em vários assuntos.
Visconde/Viscondessa
Esse título nada mais é que um vice-conde. Eles poderiam administrar territórios menores que vilas.
Barão/Baronesa
Esse é um título bem menor. Antigamente eram homens/mulheres com menores poderes na hierarquia real por comandarem territórios do tamanho de fazendas ou sítios.
Lorde/lady
Lorde praticamente é sinônimo de duque ou conde. Também pode ser ainda uma cortesia a algum filho de um membro importante da família real. Um lorde é como se fosse um Dom.
Sir
É o mesmo que dizer senhor, mas com status real. No passado, era o título dado a uma pessoa considerada honroso dentro da carreira militar, mas nos dias atuais rei/rainha prestigiam alguém que não possui linhagem sanguínea real, mas que é reconhecida pelos seus grandes feitos na sociedade. Exemplos que podem ser citados são Paul McCartney, Mick Jagger e Elton John.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.