Ao vivo
Caso Maidê Mahl: hospital divulga boletim após primeiras horas de internação Relatório preliminar sobre acidente da Voepass é divulgado Gato Preto se desespera após pedido de prisão e corre para pagar pensão atrasada Reposição hormonal faz Maya Massafera parar no hospital. Entenda!
Caso Maidê Mahl: hospital divulga boletim após primeiras horas de internação Relatório preliminar sobre acidente da Voepass é divulgado Gato Preto se desespera após pedido de prisão e corre para pagar pensão atrasada Reposição hormonal faz Maya Massafera parar no hospital. Entenda!

Robinho pode sair da prisão com fiança, assim como Daniel Alves? Criminalista explica!

Para explicar sobre os dois casos, o de Robinho e o de Daniel Alves, o portal LeoDias conversou com a advogada criminalista Dra. Antilia Reis

Nesta segunda-feira (25/3) o mundo foi surpreendido com a notícia da liberdade de Daniel Alves, condenado por estupro na Espanha, mediante pagamento de fiança, e levantou um questionamento se o mesmo poderia acontecer com Robinho, que foi condenado pelo mesmo crime só que na Itália e foi preso na última quinta-feira (21/3) na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo.
 

Para explicar com propriedade se a lei brasileira permite que condenados em casos de crimes hediondos como o de estupro, o preso pode ser livre com pagamento de fiança, assim como Daniel Alves, e se isso pode acontecer com Robinho, que foi condenado a 9 anos de prisão em regime fechado pela Justiça italiana, mas está cumprindo pena no Brasil, o portal LeoDias conversou com a advogada criminalista Dra. Antilia Reis. 

Segundo a criminalista, ao contrário do Brasil, o crime de estupro na Espanha não é considerado hediondo e é permitido que o condenado responda em liberdade, sob pagamento de finança, até o julgamento dos recursos. 
 

“Daniel Alves conseguiu ser solto sob pagamento de fiança milionária para responder em liberdade até o julgamento dos recursos que interpôs na Justiça Espanhola. No Brasil, a regra é responder em liberdade até o julgamento dos recursos sem fiança”, iniciou a criminalista. 

Já no caso do Robinho, por estar cumprindo pena no Brasil, onde o crime no qual foi condenado na Itália é considerado hediondo e inafiançável, o jogador só poderá ir para o semi aberto após cumprir parte da pena em regime fechado ou caso obtenha sucesso em julgamento de recursos no STJ ou STF. 
 

“Robinho somente poderá deixar a cadeia se tiver sucesso no recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou no STF (Supremo Tribunal Federal) ou se cumprir 40% da pena de nove anos, quando poderá solicitar progressão para o regime semiaberto”, explicou a especialista. 

“Na Espanha o estupro não é considerado crime hediondo e por isso foi possível pagar fiança para responder aos recursos em liberdade. No Brasil o estupro é considerado crime hediondo e inafiançável. No caso do Robinho que foi condenado na Itália,  temos que o  STJ homologou a sentença condenatória, por 9 votos a 2, e por 6 votos a 5 para que cumprisse a pena imediatamente”, continuou. 
 

Após STJ homologar a condenação de Robinho, aceitando o pedido da Justiça italiana para que o atleta cumprisse pena no Brasil, levando em consideração que a constituição brasileira não permite que ele seja extraditado para o país onde cometeu o crime, a defesa do jogador tentou no STF que ele respondesse em liberdade, mas o recurso foi negado pelo Ministro Luiz Fux, horas antes da prisão ser efetuada na última quinta-feira (21/3). 

“Robinho tentou Habeas Corpus no STF que foi negado pelo Ministro Luiz Fux e agora tenta recurso para que seja julgado pelos Ministros do STJ tentando que aguarde os recursos em liberdade, sem fiança”, concluiu a advogada Dra. Antilia Reis.

Veja as fotos

Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.