Toninho Geares passa mal e audiência sobre plágio com equipe de Adele termina sem acordo
Em primeira mão ao portal LeoDias, defesa do brasileiro conta bastidores da audiência de conciliação
O portal LeoDias soube em primeira mão que os representantes da cantora Adele no Brasil se reuniram com o sambista Toninho Geraes e equipe nesta quinta (19/12) em uma audiência de conciliação convocada pela inglesa, porém sem sinalizar alguma proposta de acordo, segundo a defesa do brasileiro. Os dois músicos enfrentam uma batalha judicial acerca do suposto plágio de “Mulheres” em “Million Years Ago”.
A Justiça do Rio de Janeiro ordenou a retirada de “Million Years Ago” das plataformas de áudio. Segundo Fremidio Biasotto, advogado de Toninho, Adele Adkins e Greg Kurstin (coautor da faixa presente no álbum “25”) solicitaram uma audiência de reconciliação antes do recesso do judiciário brasileiro. A postura da equipe da cantora espantou o sambista.
Veja as fotos
“Eles, inusitadamente, não apresentaram proposta alguma. Na abertura da audiência, o Juiz perguntou sobre as procurações. Isso, porque a defesa deles não trouxe. Peticionou antes e fez a audiência sem as procurações”, afirma Fredímio, em primeira mão ao portal LeoDias.
Segundo a equipe do brasileiro, além de não apresentar uma proposta, os advogados de Adele teriam dito que não poderiam mostrar materiais, por conta de problemas nos Estados Unidos.
Em determinado momento da reunião, Toninho perdeu a paciência com os representantes da dona do hit “Hello”. O sambista teria passado mal e saído do encontro. “Pico de pressão”, alega sua defesa.
Entre as partes, o único acordo da audiência foi estabelecido pelo juíz do caso. “O único acordo foi a pedido do Juiz, sobre os próximos passos do processo. A nomeação de uma perita, os próximos prazos, estabeleceu-se um calendário para encurtar o processo”, afirma Fredímio.
Segundo os brasileiros, o sentimento final da reunião foi de que, apesar da convocação para conciliação, eles não tinham interesse em chegar a um acordo ou em colaborar com o processo. Fredímio destaca, porém, o posicionamento neutro da Sony, que tirou o corpo fora da disputa da autoria entre “Million Years Ago” e “Mulheres”.
Entenda o caso
Adele foi acusada pelo compositor Toninho Geraes de plagiar a canção “Mulheres”, escrita por Toninho e famosa na voz de Martinho da Vila. Por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a música da cantora “Million Years Ago” não poderá mais ser reproduzida ou comercializada tanto no Brasil quanto no exterior sem a autorização do compositor, sob uma pena de multa de R$50 mil. A britânica ainda pode intervir com recurso contra a decisão.
A determinação prevê que todas as plataformas digitais retirem a música de seus catálogos imediatamente. Para a resolução ser validada, os serviços precisam ser notificados oficialmente, em um prazo que a decisão judicial não deixa claro.
Na sentença, o juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o hit “Million Years Ago”, lançado por Adele em 2015, tem um forte indício “da quase integral consonância melódica” com “Mulheres”, composta por Toninho e cantada por Martinho da Vila.
Toninho entrou com o processo em fevereiro, e está pedindo R$ 1 milhão de indenização a Adele, Greg Kurstin, o produtor da faixa, e a três gravadoras que representam a obra da artista, entre as quais Sony e Universal, que possuem sede no Brasil. No processo, ele também pede os direitos autorais da música, com juros e correção monetária.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.