Do valor ao tempo: profissionais detalham como funciona o mercado da composição
O portal LeoDias entrevistou duas compositoras que já atuam há anos no mundo do sertanejo
Você já parou para pensar como funciona o mercado da composição de músicas? O portal LeoDias conversou com duas profissionais da área para saber os detalhes desse mundo desconhecido para muitos. Nesta matéria, vamos falar sobre os valores e o pagamento de uma composição. Ainda abordaremos sobre o gênero musical, criação e tempo que leva para uma canção ficar pronta.
As duas compositoras que entrevistamos foram Amanda Valverde e Márcia Araújo. As duas trabalham com o sertanejo, contribuindo para o sucesso de grandes nomes do gênero como Guilherme & Benuto, Wesley Safadão, Fernando & Sorocaba, Marília Mendonça, Luan Santana, Gusttavo Lima, Jorge & Matheus e Henrique & Juliano.
Como são elaborados os valores
Amanda explica que o acordo para o valor de uma composição pode ocorrer de duas maneiras: liberação simples e de exclusividade. No primeiro modelo, o artista paga pelo direito de gravar a música, mas os compositores podem liberar a mesma canção para outros artistas.
No segundo, o artista paga mais caro pelo direito de, literalmente, só ele poder realizar a gravação por um determinado tempo, estabelecido pelas duas partes. Outro fator que pode contribuir para o preço de uma composição é o caso de mais de um artista estiver interessado na mesma canção. Márcia complementa sobre quem embolsa o valor de uma composição: “100% da obra é dividido pelo número de autores nela constituído. O valor repassado é certo e ajustado de acordo com cada ponto de distribuição.”
Sobre como é feito o pagamento de uma música, Amanda explicita que existe um órgão fiscalizador: “Além das autorizações que são pagas antes da gravação [liberação e exclusividade] quando a música é lançada, também é gerado um ISRC, que é um número que identifica a música quando ela é tocada. Assim o ECAD [entidade responsável pelos direitos autorais no Brasil] também paga pela execução”.
E tem mais! Uma música pode render direitos autorais pelo resto na vida de um compositor, como esclarece Márcia, contando um pouco da sua experiência: “Eu tenho músicas que tocam há mais de uma década. Essas músicas são chamadas de ‘hits’, geralmente o sucesso delas é tão grande a ponto de trazer o artista com relevância ao mercado e isso faz com que o artista jamais deixe de cantar a música. Assim ela sempre vai tocar e render.”
Criação de música para um cliente
Compor uma música para um cantor é cercado de estratégias, isso porque o profissional deverá estudar a identidade musical dele e alinhar com o que os compositores já tem em mente.
“Se é um cantor que tem uma linha mais romântica, vamos procurar melodias e temas românticos. Se é um cantor que tem uma pegada mais alto astral, é isso que vamos buscar imprimir na música”, contou Amanda sobre a sua experiência no ramo. Ela ainda afirma que o interessado em uma música pode propor uma ideia para que seja desenvolvida a melodia.
Já para Márcia, o compositor pode se aventurar em todos os estilos musicais: “A composição é um leque aberto de mil e uma oportunidades. A arte é única! Um compositor pode transitar sim por todos os gêneros musicais, eu por exemplo, já fiz músicas para sertanejos e já atuei no pagode. Acho incrível essa parceria e o resultado é sempre muito satisfatório.”
Relógio da inspiração: quanto tempo leva para uma composição ficar pronta?
Márcia revela que não existe um tempo exato para inspiração: “Eu já fiz música com outros parceiros em 20 minutos, como já levei 4 horas para fechar uma, no meu caso, sempre deu certo de terminar a música no mesmo dia! Mas já ouvi relatos de outros autores que levam meses e até anos pra fechar uma música. O processo criativo é muito cauteloso.”
No final da entrevista, as duas compositoras de sucesso deixaram uma mensagem sobre a importância e valorização dos profissionais deste ramo; Amanda Valverde proferiu: “A composição além de tudo é uma forma de movimentar o mercado musical e exprimir sentimentos e pensamentos que a sociedade tem. É um trabalho de se colocar no lugar de outras pessoas e imaginar o que elas gostariam de ouvir ou dizer diante daquele ponto de vista.”
Já Márcia Araújo pede atenção a essa classe tão criativa que traz alegria para os nossos dias: “Eu que atuo no mercado da composição há 24 anos gostaria de ressaltar a importância da nossa classe! O compositor é uma peça fundamental e a sua música pode mudar tudo! Acredito muito nisso, que a composição e a classe artística caminham juntas, em uma mão de duas vias. E é isso que torna o movimento cada dia maior e interessante. Hoje o mercado musical tem sua parcela que fomenta a economia do Brasil e é muito gratificante fazer parte disso.”
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.